Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que se originou na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa. Nesta atividade, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, além da Itália. Vamos entender como os artistas dessas regiões se inspiraram nas ideias renascentistas e como criaram obras que refletiam essas influências. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações. Serão formados três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
Etapa 1 - Contextualização
O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que se originou na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa. Nesta atividade, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, além da Itália. Vamos entender como os artistas dessas regiões se inspiraram nas ideias renascentistas e como criaram obras que refletiam essas influências. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações. Serão formados três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que é o Renascimento e como ele se manifestou em outras regiões do ocidente. Ele também apresenta os objetivos da atividade e como a metodologia de Rotação por Estações será aplicada.Etapa 3 - Estação 1 - Leitura e Discussão
Os alunos do grupo 1 realizarão a leitura de um texto sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente. Após a leitura, eles irão discutir em grupo e fazer anotações sobre as principais características e influências do Renascimento nessas regiões.Etapa 4 - Estação 2 - Análise de Obras
Os alunos do grupo 2 irão analisar obras de artistas renascentistas de outras regiões do ocidente. Eles irão observar as características das obras e identificar as influências do Renascimento nelas. Em seguida, irão criar uma apresentação para compartilhar com os outros grupos.Etapa 5 - Estação 3 - Criação de uma obra
Os alunos do grupo 3 irão criar uma obra de arte inspirada no Renascimento em outras regiões do ocidente. Eles irão utilizar materiais variados, como lápis de cor, tinta, papel, tecido, entre outros. Ao final, irão apresentar a obra para os outros grupos.Etapa 6 - Compartilhamento e Discussão
Cada grupo irá apresentar o resultado da atividade realizada para os outros grupos. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as características e influências do Renascimento em outras regiões do ocidente.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos levando em consideração os critérios de avaliação definidos previamente. Os alunos também poderão avaliar a atividade e a metodologia utilizada.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e fazendo uma reflexão sobre a importância do Renascimento na história da arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e das características do Renascimento em outras regiões do ocidente.
- Qualidade da obra criada pelos alunos.
- Habilidade de apresentação e comunicação dos alunos.
- Trabalho em equipe e respeito às ideias dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a importância do Renascimento na história da arte.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a leitura e discussão sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente.
- Analisar obras de artistas renascentistas de outras regiões do ocidente.
- Criar uma obra de arte inspirada no Renascimento em outras regiões do ocidente.
- Apresentar o resultado da atividade para os outros grupos.