Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que se iniciou na Itália no século XIV e se espalhou por toda a Europa. Durante esse período, houve uma grande valorização da arte clássica greco-romana, que influenciou a produção artística em diferentes regiões do ocidente. Nesta aula, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões além da Itália.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    O professor deve preparar um material analógico com informações sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente, como Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Esse material pode ser um livro, uma revista ou até mesmo um cartaz. O professor deve distribuir esse material para os alunos com antecedência e pedir que eles leiam e pesquisem sobre o tema em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Na aula, o professor deve iniciar com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre o Renascimento e quais foram as descobertas que fizeram em casa. O professor deve fazer perguntas que estimulem a curiosidade dos alunos e instiguem a discussão sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    O professor deve apresentar exemplos de obras de arte renascentistas produzidas em outras regiões do ocidente, como a pintura flamenga, a arte mudéjar e a arte manuelina. O professor pode utilizar imagens impressas ou projetar imagens em um retroprojetor.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    O professor deve dividir a turma em grupos e entregar um template de Dinâmica dos 3 Qs para cada grupo. Os alunos devem preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" com as impressões e análises sobre as obras de arte apresentadas pelo professor.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    O professor deve incentivar a discussão em grupo sobre as análises feitas pelos alunos. Os grupos devem compartilhar suas impressões e debater sobre as diferenças e semelhanças entre as obras de arte apresentadas.

  6. Etapa 6 - Produção artística

    O professor deve propor uma atividade de produção artística em que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente. Essa atividade pode ser um desenho, uma pintura ou uma escultura.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos como uma ferramenta de avaliação da atividade. Além disso, o professor pode avaliar a participação dos alunos na discussão em grupo e na produção artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte renascentistas produzidas em outras regiões do ocidente.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e interpretação das obras de arte apresentadas.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da produção artística.

Ações do professor

  • Preparar o material analógico com informações sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente.
  • Apresentar exemplos de obras de arte renascentistas produzidas em outras regiões do ocidente.
  • Incentivar a discussão em grupo e a produção artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e pesquisar sobre o tema em casa.
  • Participar da discussão em grupo e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no Renascimento em outras regiões do ocidente.