Aula sobre O Sistema De Cotas Raciais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O sistema de cotas raciais é um tema importante e atual no Brasil. Ele busca corrigir desigualdades históricas e estruturais que afetam a população negra e indígena. É importante que os alunos entendam como o racismo estrutural afeta a sociedade brasileira e como as ações afirmativas podem ajudar a corrigir essas desigualdades. Neste momento, os alunos irão aprender sobre o sistema de cotas raciais e como ele funciona, além de desenvolver habilidades de Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique o que é o sistema de cotas raciais. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos que gostariam de abordar. Em seguida, irão compartilhar com a turma e discutir em grupo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar nos pontos mais importantes que gostariam de abordar. Ajude a organizar as ideias e definir os tópicos que serão trabalhados.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um material didático sobre o tema, como um infográfico, um vídeo ou uma apresentação. Oriente e ajude na criação dos materiais.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus materiais para a turma e receber feedback dos colegas. Faça a mediação da discussão e ajude a consolidar o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de design sprint
  • Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil
  • Discutir a importância de ações afirmativas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo
  • Qualidade do material didático criado
  • Clareza e objetividade na apresentação do material

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é o sistema de cotas raciais
  • Orientar e ajudar na criação dos materiais didáticos
  • Mediar a discussão e ajudar a consolidar o aprendizado

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender
  • Criar um mapa mental sobre o tema e compartilhar com a turma
  • Trabalhar em grupos para criar um material didático sobre o tema e apresentar para a turma.