Aula sobre O Sistema De Cotas Raciais
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O sistema de cotas raciais é um tema importante e atual no Brasil. Ele busca corrigir as desigualdades históricas que afetam a população negra e indígena, garantindo a esses grupos o acesso a oportunidades que antes eram negadas. Aqui, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as dores e ganhos desses grupos sociais e discutir a importância das ações afirmativas. Para isso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que poderão ser encontrados no cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O sistema de cotas raciais" e explique sua importância para a correção das desigualdades históricas no Brasil.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo deverá escolher um grupo social para trabalhar, como negros, indígenas, mulheres, LGBTs, entre outros.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as dores e ganhos do grupo social escolhido.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as dores e ganhos dos grupos sociais apresentados, relacionando com o sistema de cotas raciais e a importância das ações afirmativas.Etapa 5 - Produção de texto
Os alunos deverão produzir um texto individual sobre a importância do sistema de cotas raciais e das ações afirmativas para a correção das desigualdades históricas no Brasil.Etapa 6 - Socialização dos textos
Os alunos poderão socializar seus textos com a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados sobre o tema.Etapa 7 - Encerramento
Faça o encerramento reforçando a importância do tema e a necessidade de continuarmos discutindo e lutando pela igualdade social.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
- Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos dos grupos sociais marginalizados.
- Discutir a importância das ações afirmativas para a correção das desigualdades históricas no Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia produzido.
- Coerência e clareza do texto produzido.
- Capacidade de relacionar o tema com a realidade social.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Fomentar a discussão e reflexão sobre o tema.
- Avaliar e dar feedback sobre as produções dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar um mapa de empatia coerente e completo.
- Produzir um texto reflexivo e bem estruturado.
- Relacionar o tema com a realidade social.
- Compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma.