Aula sobre O Sistema De Cotas Raciais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância das ações afirmativas. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá vivenciar as experiências de todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - DebateNesta estação, os alunos irão debater sobre a importância das cotas raciais e como elas podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Forneça materiais de apoio para a discussão.
Estação 2 - Pesquisa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história da escravidão no Brasil e como ela afetou a população negra e indígena. Forneça materiais de apoio para a pesquisa.
Estação 3 - Produção de texto
Nesta estação, os alunos irão produzir um texto sobre a importância das ações afirmativas e como elas podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Forneça orientações para a produção do texto.
Etapa 3 - Socialização
Ao final da atividade, os grupos irão apresentar os resultados que chegaram em cada estação. Faça a mediação da discussão e incentive a participação dos alunos.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese da atividade e reforce a importância das ações afirmativas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre a importância das ações afirmativas.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e produção de texto.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Coerência e clareza na produção do texto.
- Argumentação e fundamentação das ideias apresentadas.
- Respeito as opiniões dos colegas durante o debate.
Ações do professor
- Mediar o debate e incentivar a participação dos alunos.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa e orientações para a produção do texto.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a importância das ações afirmativas.
- Fazer uma síntese da atividade e reforçar a importância das ações afirmativas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
- Produzir um texto coerente e claro sobre o tema.
- Participar do debate de forma respeitosa e fundamentada.
- Receber feedbacks construtivos do professor e dos colegas.