Aula sobre O Sistema De Cotas Raciais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema de cotas raciais é um tema muito importante e atual no Brasil. Ele é uma forma de ação afirmativa que busca corrigir desigualdades históricas e estruturais que afetam a população negra e indígena. É importante que os estudantes entendam como o sistema de cotas funciona e como ele pode ajudar a promover a igualdade de oportunidades. Aqui, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o sistema de cotas raciais. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem sobre o assunto e trazerem exemplos de como o sistema de cotas é aplicado em diferentes universidades e instituições do país.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o sistema de cotas raciais e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas de vídeo online.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir os exemplos que trouxeram sobre o sistema de cotas raciais. Cada grupo irá apresentar seus exemplos e debater sobre a importância do sistema de cotas para a promoção da igualdade de oportunidades.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada um desses campos e que ajudem a avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e reforce a importância do sistema de cotas raciais para a promoção da igualdade de oportunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre o sistema de cotas raciais.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica da atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é o sistema de cotas raciais.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre o sistema de cotas raciais.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o sistema de cotas raciais e trazer exemplos para a discussão em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.