Aula sobre O Sistema De Cotas Raciais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O sistema de cotas raciais é um tema muito importante e atual no Brasil. Ele é uma forma de ação afirmativa que busca corrigir desigualdades históricas e estruturais que afetam a população negra e indígena. É importante que os estudantes entendam como o sistema de cotas funciona e como ele pode ajudar a promover a igualdade de oportunidades. Aqui, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o sistema de cotas raciais. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem sobre o assunto e trazerem exemplos de como o sistema de cotas é aplicado em diferentes universidades e instituições do país.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o sistema de cotas raciais e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas de vídeo online.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir os exemplos que trouxeram sobre o sistema de cotas raciais. Cada grupo irá apresentar seus exemplos e debater sobre a importância do sistema de cotas para a promoção da igualdade de oportunidades.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada um desses campos e que ajudem a avaliar a atividade.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.Etapa 6 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e reforce a importância do sistema de cotas raciais para a promoção da igualdade de oportunidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
- Estimular a pesquisa e o debate sobre o sistema de cotas raciais.
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica da atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o que é o sistema de cotas raciais.
- Estimular a pesquisa e o debate sobre o sistema de cotas raciais.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o sistema de cotas raciais e trazer exemplos para a discussão em grupo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.