O Surgimento das favelas
A cidade de Rio de Janeiro é conhecida como a "cidade maravilhosa", marcada pelas lindas paisagens naturais e pelas suas favelas que ocupam os morros das cidades. Mas afinal, como surgem as favelas? É isso que vamos descobrir nessa aula de Geografia.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O surgimento das favelas no Brasil está relacionado a que fator?
Atividade completaA)
Falta de informação da população sobre políticas de moradias aos imigrantes e descentes de escravizados.B) Início do processo de industrialização brasileira que resultou numa urbanização desordenada.
C) Aumento do desemprego.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Cultura Maker:
O surgimento das favelas é um tema muito importante para a compreensão da realidade social brasileira. As favelas são um fenômeno urbano que se iniciou no final do século XIX, e se intensificou nas décadas seguintes. As favelas são caracterizadas pela ausência de infraestrutura básica, como: água encanada, esgoto, coleta de lixo, além de serem locais com altos índices de violência e pobreza extrema. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
4. Design Sprint:
O surgimento das favelas é um tema bastante presente em nosso cotidiano, especialmente nas grandes cidades brasileiras. É importante que os estudantes entendam como esses espaços urbanos surgiram e quais foram os fatores que contribuíram para sua formação. Nesta atividade, os alunos irão criar um projeto para entender e explicar como as favelas surgiram.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 5 etapas:
5. Ensino Híbrido:
O surgimento das favelas é um tema de grande relevância para a compreensão da formação das cidades brasileiras. As favelas são espaços urbanos que se desenvolveram de maneira desordenada e sem planejamento, resultando em condições precárias de habitação e saneamento básico. É importante que os alunos compreendam como esses espaços se formaram e como afetam a vida das pessoas que vivem neles. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O surgimento das favelas é um tema relevante e presente na realidade dos estudantes, principalmente aqueles que vivem em áreas urbanas. É importante que os alunos compreendam como esse fenômeno ocorreu e como ele afeta a vida de muitas pessoas. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos que ajudarão os alunos a entenderem melhor o tema e sua relevância.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
7. Rotação por estações:
O surgimento das favelas é um tema importante para a compreensão da história e da geografia do Brasil. As favelas são um fenômeno urbano que se desenvolveu no país a partir do final do século XIX e início do XX, como consequência da falta de políticas públicas de habitação e da crescente migração do campo para as cidades. As favelas são encontradas em todas as grandes cidades brasileiras e são uma realidade presente no cotidiano dos estudantes. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão participar de diferentes estações de atividades para entender como as favelas surgiram e como elas modificaram a paisagem urbana.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
8. Sala de Aula Invertida:
Nesta atividade, vamos trabalhar sobre o surgimento das favelas no Brasil. As favelas são um fenômeno social e urbano que afeta a vida de muitas pessoas em nosso país. Vamos entender como elas surgiram, quais são as causas e consequências, além de pensar em possíveis soluções para esse problema. Para isso, os alunos criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: