Aula sobre O Surgimento Das Favelas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O surgimento das favelas é um tema bastante presente em nosso cotidiano, especialmente nas grandes cidades brasileiras. É importante que os estudantes entendam como esses espaços urbanos surgiram e quais foram os fatores que contribuíram para sua formação. Nesta atividade, os alunos irão criar um projeto para entender e explicar como as favelas surgiram.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade apresentando um vídeo sobre o surgimento das favelas no Brasil. Em seguida, proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas impressões e dúvidas sobre o tema. Dê espaço para que todos possam falar e estimule o debate.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo faça um brainstorming sobre as causas do surgimento das favelas. Eles podem usar post-its ou papel para anotar suas ideias. Depois, cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma, que poderá fazer perguntas e comentários.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Agora, os grupos devem escolher uma das ideias apresentadas na etapa anterior e justificar por que ela é a mais importante. Em seguida, cada grupo deve apresentar sua escolha para a turma, que poderá fazer perguntas e comentários.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um projeto para explicar como a causa escolhida contribuiu para o surgimento das favelas. Eles podem usar materiais diversos, como cartolina, papel, lápis de cor, canetas, etc. Incentive a criatividade e a originalidade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos para a turma e explicar como a causa escolhida contribuiu para o surgimento das favelas. Depois, a turma poderá fazer perguntas e comentários sobre cada projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a originalidade dos alunos na elaboração dos projetos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos projetos.
  • Coerência e clareza na explicação das causas do surgimento das favelas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Orientar os grupos na elaboração dos projetos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e debates.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Criar um projeto criativo e original para explicar como a causa escolhida contribuiu para o surgimento das favelas.