Aula sobre O Surgimento Das Favelas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O surgimento das favelas é um tema de grande relevância para a compreensão da formação das cidades brasileiras. As favelas são espaços urbanos que se desenvolveram de maneira desordenada e sem planejamento, resultando em condições precárias de habitação e saneamento básico. É importante que os alunos compreendam como esses espaços se formaram e como afetam a vida das pessoas que vivem neles. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a atividade com um check-in, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre favelas e se conhecem alguma em sua cidade. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o surgimento das favelas no Brasil, explicando as causas e consequências desse fenômeno. Para ilustrar, utilize fotos e vídeos de favelas brasileiras.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos são: "Causas do surgimento das favelas", "Consequências das favelas para a população", "Soluções para o problema das favelas", "História do surgimento das favelas no Brasil".

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out e os subtópicos a serem pesquisados. O objetivo é que os alunos possam registrar suas descobertas e aprendizados durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e apresentação dos subtópicos

    Os grupos terão um tempo para pesquisar e preparar uma apresentação sobre seu subtópico. As apresentações serão feitas para a turma e registradas no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da atividade, os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam sobre o tema e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar

    Proponha uma atividade complementar, como um debate ou produção de um texto sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral;
  • Compreender a formação das cidades brasileiras e suas consequências;
  • Estimular a reflexão sobre soluções para problemas sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na atividade;
  • Qualidade das apresentações dos grupos;
  • Registro completo e organizado no modelo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa e preparação das apresentações;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre soluções para problemas sociais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Pesquisar e preparar uma apresentação clara e objetiva sobre o subtópico do grupo;
  • Registrar as descobertas e aprendizados no modelo de registro de aprendizagem.