Aula sobre O Surgimento Das Favelas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O surgimento das favelas é um tema relevante e presente na realidade dos estudantes, principalmente aqueles que vivem em áreas urbanas. É importante que os alunos compreendam como esse fenômeno ocorreu e como ele afeta a vida de muitas pessoas. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos que ajudarão os alunos a entenderem melhor o tema e sua relevância.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são favelas e como elas surgiram. Em seguida, apresente e explique a metodologia.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para pesquisar e preparar seus argumentos. A banca julgadora terá outro tempo determinado para preparar as perguntas que fará aos grupos. O grupo de observadores terá um tempo determinado para anotar os pontos mais importantes levantados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos, seguido de outro tempo combinado do grupo opositor. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e os observadores anotarão os pontos mais importantes levantados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora combinará um tempo para decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos e justificar sua decisão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e dos argumentos apresentados pelos grupos. Os alunos serão convidados a expressar suas opiniões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Próximos passos

    Os alunos serão convidados a pesquisar sobre o surgimento das favelas em sua cidade e apresentar um relatório no próximo encontro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade da banca julgadora de fazer perguntas pertinentes.
  • Capacidade dos observadores de identificar os pontos mais importantes levantados pelos grupos.
  • Qualidade do relatório apresentado pelos alunos no próximo encontro.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo e como a metodologia será utilizada.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Fazer uma síntese do debate e dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus desempenhos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema antes da atividade.
  • Participar ativamente da formação dos grupos e da preparação dos argumentos.
  • Apresentar argumentos claros e bem fundamentados durante o debate.
  • Anotar os pontos mais importantes levantados pelos grupos, caso façam parte do grupo de observadores.
  • Pesquisar sobre o surgimento das favelas em sua cidade e apresentar um relatório no próximo encontro.