Aula sobre O Surgimento Das Favelas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O surgimento das favelas é um tema importante para a compreensão da história e da geografia do Brasil. As favelas são um fenômeno urbano que se desenvolveu no país a partir do final do século XIX e início do XX, como consequência da falta de políticas públicas de habitação e da crescente migração do campo para as cidades. As favelas são encontradas em todas as grandes cidades brasileiras e são uma realidade presente no cotidiano dos estudantes. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão participar de diferentes estações de atividades para entender como as favelas surgiram e como elas modificaram a paisagem urbana.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e explique sua importância para a compreensão da história e da geografia do Brasil. Os alunos irão assistir a um vídeo que mostra a evolução das cidades brasileiras ao longo do tempo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Contextualização histórica

    Os alunos irão pesquisar sobre o contexto histórico em que as favelas surgiram no Brasil. Eles irão produzir um texto explicando as principais causas do surgimento das favelas e como elas se desenvolveram ao longo do tempo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de imagens

    Os alunos irão analisar imagens de favelas antigas e atuais, comparando as mudanças que ocorreram na paisagem urbana. Eles irão identificar as principais características das favelas, como a falta de saneamento básico, a precariedade das moradias e a ausência de infraestrutura.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate sobre soluções

    Os alunos irão discutir em grupo possíveis soluções para o problema das favelas no Brasil. Eles irão apresentar suas ideias e debater sobre a viabilidade de cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Os alunos irão produzir um texto coletivo que sintetize as principais informações e ideias discutidas nas estações. Oriente os estudantes na organização do texto e na correção dos erros.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar suas produções para a turma, compartilhando suas reflexões e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das produções realizadas. Os critérios de avaliação serão explicados previamente aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade social brasileira.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e produção de texto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções realizadas.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar as produções realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e produções de texto de forma responsável e comprometida.
  • Apresentar suas ideias e reflexões de forma clara e organizada.