Aula sobre O Surgimento Das Favelas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos trabalhar sobre o surgimento das favelas no Brasil. As favelas são um fenômeno social e urbano que afeta a vida de muitas pessoas em nosso país. Vamos entender como elas surgiram, quais são as causas e consequências, além de pensar em possíveis soluções para esse problema. Para isso, os alunos criarão um mapa conceitual para organizar suas ideias e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que são favelas e como elas surgiram no Brasil. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel sulfite para criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e provocando reflexões.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em novos grupos para discutir as causas e consequências do surgimento das favelas. Forneça materiais de apoio para a discussão, como textos e imagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos debates

    Cada grupo apresentará suas conclusões sobre as causas e consequências do surgimento das favelas. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e provocando reflexões.

  6. Etapa 6 - Propostas de solução

    Os alunos serão desafiados a pensar em possíveis soluções para o problema das favelas. Cada grupo deverá apresentar uma proposta de solução para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais ideias e conceitos abordados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Fomentar a criatividade e a capacidade de organização dos alunos, por meio da criação de mapas conceituais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e reflexão crítica dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Coerência e profundidade das conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade das propostas de solução apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade de argumentação e reflexão crítica dos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Fornecer materiais de apoio para a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Trabalhar em equipe na criação dos mapas conceituais.
  • Debater as causas e consequências do surgimento das favelas de forma crítica e reflexiva.
  • Propor soluções criativas e originais para o problema das favelas.
  • Apresentar suas ideias e conclusões de forma clara e objetiva.