Aula sobre O Teatro De Mascaras

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Teatro de Máscaras é uma forma de arte dramática que surgiu na Grécia Antiga e se popularizou na Itália renascentista. Nessa técnica, os atores utilizam máscaras para representar personagens e expressar emoções. As máscaras são utilizadas para ampliar a expressividade e tornar a interpretação mais impactante. Nesta aula de Arte, os alunos terão a oportunidade de conhecer essa técnica e criar suas próprias máscaras.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o problema: "Como criar uma máscara que represente uma emoção?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, deverão pesquisar sobre as emoções e criar alternativas de máscaras que representem cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos apresentarão suas máscaras e justificarão as escolhas feitas. Em seguida, conduza uma discussão sobre as diferentes alternativas e ajude os alunos a escolher a melhor opção.

  4. Etapa 4 - Composição cênica

    Os alunos, agora com as máscaras prontas, deverão compor improvisações cênicas utilizando as máscaras e explorando as emoções representadas.

  5. Etapa 5 - Caracterização

    Cada grupo deverá criar um personagem para a improvisação e caracterizá-lo com figurinos e adereços.

  6. Etapa 6 - Cenário, iluminação e sonoplastia

    Os alunos deverão criar o cenário, a iluminação e a sonoplastia para a improvisação.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos apresentarão suas improvisações cênicas para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compor improvisações cênicas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação das máscaras e na composição cênica.
  • Coerência entre a máscara e a emoção representada.
  • Coerência entre a caracterização do personagem e a improvisação cênica.
  • Qualidade do cenário, iluminação e sonoplastia.
  • Participação e cooperação no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Conduzir a discussão sobre as emoções e as máscaras.
  • Orientar os alunos na composição cênica e na caracterização dos personagens.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedback.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as emoções e criar alternativas de máscaras.
  • Criar a máscara escolhida pelo grupo.
  • Compor improvisações cênicas e caracterizar os personagens.
  • Criar o cenário, a iluminação e a sonoplastia.
  • Apresentar a improvisação cênica para a turma.