Aula sobre O Teatro De Mascaras

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Teatro de Máscaras é uma forma de teatro que utiliza máscaras para representar personagens. Essa técnica teatral surgiu na Grécia Antiga e foi muito utilizada no teatro italiano renascentista. As máscaras são utilizadas para expressar emoções e características dos personagens, como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outras. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre o Teatro de Máscaras e criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a técnica do Teatro de Máscaras. Utilize imagens de máscaras para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o Teatro de Máscaras. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça cartolinas, canetas coloridas e outros materiais analógicos para a criação dos mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. O professor poderá utilizar um quadro negro ou um mural para que os alunos possam expor seus mapas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas nos mapas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Composição de personagens

    Cada grupo irá escolher um personagem para compor uma cena teatral utilizando máscaras. Os alunos deverão criar o figurino e adereços para o personagem, bem como o cenário, iluminação e sonoplastia. Forneça materiais analógicos para a criação dos figurinos e adereços.

  7. Etapa 7 - Apresentação das cenas

    Cada grupo irá apresentar sua cena teatral para a turma. Utilize um espaço na sala de aula para que os alunos possam apresentar suas cenas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens e cenas teatrais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Originalidade e criatividade na composição dos personagens e cenas teatrais.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Orientar e estimular a participação dos alunos durante as atividades.
  • Fornecer materiais analógicos para a criação dos mapas conceituais, figurinos e adereços.
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação dos mapas conceituais, figurinos e adereços.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva durante as discussões em grupo.