Aula sobre O Teatro De Mascaras

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O teatro de máscaras é uma forma de arte milenar que remonta à Grécia Antiga. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções de maneira mais intensa. Essa técnica é muito utilizada em peças teatrais, filmes e até mesmo em festas populares, como o Carnaval. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao teatro de máscaras e aprenderão a criar suas próprias máscaras e a utilizá-las para representar personagens e expressar emoções. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O teatro de máscaras é uma forma de arte milenar que remonta à Grécia Antiga. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções de maneira mais intensa. Essa técnica é muito utilizada em peças teatrais, filmes e até mesmo em festas populares, como o Carnaval. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao teatro de máscaras e aprenderão a criar suas próprias máscaras e a utilizá-las para representar personagens e expressar emoções. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do teatro de máscaras e contextualize a técnica. Serão mostradas imagens e vídeos que exemplificam a técnica e sua aplicação em peças teatrais e filmes. Explique como a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada na atividade.

  3. Etapa 3 - Criação das máscaras

    Os alunos irão criar suas próprias máscaras utilizando materiais como papelão, gesso, tinta e outros materiais disponíveis na sala. Oriente e auxilie os alunos na criação das máscaras.

  4. Etapa 4 - Expressão de emoções

    Com as máscaras prontas, os alunos irão praticar a expressão de emoções utilizando as máscaras. Oriente na utilização das máscaras e na expressão das emoções.

  5. Etapa 5 - Criação de personagens

    Com as máscaras e a técnica de expressão de emoções já praticadas, os alunos irão criar seus próprios personagens e desenvolver suas histórias. Oriente na criação dos personagens e na elaboração das histórias.

  6. Etapa 6 - Improvisação

    Os alunos irão improvisar cenas utilizando os personagens criados por eles. Oriente na composição das cenas e na utilização das máscaras para expressar as emoções dos personagens.

  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre a técnica do teatro de máscaras. Oriente na utilização da ferramenta e na discussão dos resultados.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a técnica do teatro de máscaras pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a integração e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da técnica de criação de máscaras.
  • Expressão adequada das emoções utilizando as máscaras.
  • Criação de personagens com características bem definidas.
  • Composição de cenas coerentes e criativas.
  • Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a técnica do teatro de máscaras.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação das máscaras.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos personagens e na composição das cenas.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação e discussão dos resultados.

Ações do aluno

  • Criar suas próprias máscaras.
  • Praticar a expressão de emoções utilizando as máscaras.
  • Criar seus próprios personagens e desenvolver suas histórias.
  • Improvisar cenas utilizando os personagens criados por eles.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões.