Aula sobre O Teatro De Mascaras
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O teatro de máscaras é uma forma de arte milenar que remonta à Grécia Antiga. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções de maneira mais intensa. Essa técnica é muito utilizada em peças teatrais, filmes e até mesmo em festas populares, como o Carnaval. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao teatro de máscaras e aprenderão a criar suas próprias máscaras e a utilizá-las para representar personagens e expressar emoções. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Contextualização
O teatro de máscaras é uma forma de arte milenar que remonta à Grécia Antiga. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções de maneira mais intensa. Essa técnica é muito utilizada em peças teatrais, filmes e até mesmo em festas populares, como o Carnaval. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao teatro de máscaras e aprenderão a criar suas próprias máscaras e a utilizá-las para representar personagens e expressar emoções. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema do teatro de máscaras e contextualize a técnica. Serão mostradas imagens e vídeos que exemplificam a técnica e sua aplicação em peças teatrais e filmes. Explique como a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada na atividade.Etapa 3 - Criação das máscaras
Os alunos irão criar suas próprias máscaras utilizando materiais como papelão, gesso, tinta e outros materiais disponíveis na sala. Oriente e auxilie os alunos na criação das máscaras.Etapa 4 - Expressão de emoções
Com as máscaras prontas, os alunos irão praticar a expressão de emoções utilizando as máscaras. Oriente na utilização das máscaras e na expressão das emoções.Etapa 5 - Criação de personagens
Com as máscaras e a técnica de expressão de emoções já praticadas, os alunos irão criar seus próprios personagens e desenvolver suas histórias. Oriente na criação dos personagens e na elaboração das histórias.Etapa 6 - Improvisação
Os alunos irão improvisar cenas utilizando os personagens criados por eles. Oriente na composição das cenas e na utilização das máscaras para expressar as emoções dos personagens.Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre a técnica do teatro de máscaras. Oriente na utilização da ferramenta e na discussão dos resultados.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a técnica do teatro de máscaras pode ser aplicada em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a integração e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da técnica de criação de máscaras.
- Expressão adequada das emoções utilizando as máscaras.
- Criação de personagens com características bem definidas.
- Composição de cenas coerentes e criativas.
- Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a técnica do teatro de máscaras.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação das máscaras.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Orientar os alunos na criação dos personagens e na composição das cenas.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação e discussão dos resultados.
Ações do aluno
- Criar suas próprias máscaras.
- Praticar a expressão de emoções utilizando as máscaras.
- Criar seus próprios personagens e desenvolver suas histórias.
- Improvisar cenas utilizando os personagens criados por eles.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões.