Aula sobre O Teatro De Mascaras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Teatro de Máscaras é uma forma de teatro que surgiu na Grécia Antiga e se popularizou na Itália renascentista. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções, permitindo que o ator se liberte de sua própria identidade e se transforme em outra pessoa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes máscaras utilizadas no teatro e como elas são usadas para criar personagens e expressar emoções.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender melhor os personagens de uma peça de teatro. Distribua folhas de papel e peça que cada grupo crie um mapa de empatia para um personagem de uma peça de teatro que eles conhecem. Os campos do mapa de empatia devem ser preenchidos com base no que eles sabem sobre o personagem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Peça que cada grupo apresente o mapa de empatia que criou. Incentive a discussão sobre as diferentes perspectivas dos personagens e como as máscaras podem ser usadas para expressar essas emoções.

  3. Etapa 3 - Apresentação de máscaras

    Mostre diferentes tipos de máscaras utilizadas no teatro de máscaras, como a máscara de comédia e tragédia, a máscara neutra e a máscara expressiva. Explique como cada máscara é usada para representar diferentes emoções e personagens. Peça que os alunos criem suas próprias máscaras usando materiais como papel, cartolina e tinta.

  4. Etapa 4 - Criação de personagens

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Peça que cada grupo crie um personagem baseado nas máscaras que eles criaram. Os personagens devem ter um nome, uma personalidade e uma história. Incentive a criatividade e a imaginação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Improvisação

    Peça que cada grupo improvise uma cena com seus personagens. Eles devem considerar a relação com o espectador, o figurino, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. Incentive a criatividade e a improvisação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça que cada grupo apresente sua cena para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes emoções e personagens representados pelas máscaras e personagens criados pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça que os alunos avaliem sua própria performance e a de seus colegas. Incentive a discussão sobre o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Incentivar a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas dos personagens.

Critérios de avaliação

  • Utilização das máscaras para expressar emoções e criar personagens.
  • Composição da cena, considerando a relação com o espectador, o figurino, os adereços, o cenário, a iluminação e a sonoplastia.
  • Desenvolvimento da história e personalidade dos personagens.

Ações do professor

  • Explicar o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender melhor os personagens de uma peça de teatro.
  • Mostrar diferentes tipos de máscaras utilizadas no teatro de máscaras e explicar como cada máscara é usada para representar diferentes emoções e personagens.
  • Incentivar a criatividade e a improvisação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para um personagem de uma peça de teatro que eles conhecem.
  • Criar suas próprias máscaras usando materiais como papel, cartolina e tinta.
  • Criar um personagem baseado nas máscaras que eles criaram e improvisar uma cena com seus colegas.