Aula sobre O Teatro De Mascaras

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Teatro de Máscaras é uma forma de arte dramática que surgiu na Grécia Antiga e se popularizou na Itália renascentista. As máscaras são utilizadas pelos atores para representar personagens e expressar emoções. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do teatro de máscaras e como ele é utilizado até hoje.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em um template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente um breve histórico do teatro de máscaras e mostre exemplos de como ele é utilizado em diferentes culturas.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos irão se dividir em grupos e escolher um subtópico relacionado ao Teatro de Máscaras para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos podem incluir: tipos de máscaras, personagens mais comuns, influência do Teatro de Máscaras na cultura popular, entre outros.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus templates de aprendizagem o que aprenderam sobre o subtópico escolhido e como ele se relaciona com o tema geral da aula.

  5. Etapa 5 - Improvisação

    Distribua máscaras para os alunos e peça que eles criem uma improvisação teatral utilizando as máscaras. Os alunos deverão pensar em personagens, cenário, figurino, iluminação e sonoplastia.

  6. Etapa 6 - Aplicação dos critérios de avaliação

    Avalie a improvisação dos alunos considerando critérios como: coerência com o tema, criatividade, expressão corporal e vocal, entre outros.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos irão registrar em seus templates de aprendizagem o que aprenderam sobre o teatro de máscaras e como a improvisação teatral contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e composição cênica.

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema.
  • Criatividade.
  • Expressão corporal e vocal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos.
  • Distribuir as máscaras.
  • Avaliar a improvisação dos alunos.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios.
  • Pesquisar e apresentar um subtópico.
  • Criar uma improvisação teatral.
  • Registrar o aprendizado em seus templates de aprendizagem.