Aula sobre O Teatro De Mascaras
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Teatro de Máscaras é uma forma de teatro que surgiu na Grécia Antiga e se popularizou na Itália renascentista. As máscaras são utilizadas para representar personagens e expressar emoções. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro de máscaras e criar suas próprias máscaras para representar personagens.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Teatro de Máscaras, explicando sua origem e importância. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Debate crítico
Divida a turma em grupos e apresente um texto sobre o Teatro de Máscaras. Cada grupo terá que ler e discutir o texto, identificando os pontos positivos e negativos. O objetivo é desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.Etapa 3 - Criação de rubrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos.Etapa 4 - Criação de personagens
Cada grupo irá criar uma máscara para representar um personagem. Os alunos deverão pensar nas características do personagem e como expressá-las através da máscara. O objetivo é desenvolver a habilidade de criação de personagens.Etapa 5 - Criação de cenário
Os alunos irão criar um cenário para a apresentação dos personagens. O objetivo é desenvolver a habilidade de criação de cenários.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu personagem e cenário para a turma. Os alunos deverão avaliar a apresentação conforme a rubrica criada anteriormente. O objetivo é desenvolver a habilidade de apresentação e avaliação.Etapa 7 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o Teatro de Máscaras e as apresentações dos alunos. Os alunos poderão expressar suas opiniões e tirar dúvidas. O objetivo é consolidar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a habilidade de comunicação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica.
- Desenvolver a habilidade de avaliação.
- Desenvolver a habilidade de criação de personagens.
Critérios de avaliação
- Apresentação do personagem e do cenário.
- Adequação das características do personagem à máscara.
- Criatividade na criação do cenário.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o teatro de máscaras.
- Dividir a turma em grupos e apresentar um texto sobre o teatro de máscaras.
- Orientar os alunos na criação de personagens e cenários.
- Avaliar as apresentações dos alunos.
- Conduzir a discussão final.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Criar uma máscara para representar um personagem e um cenário para a apresentação dos personagens.
- Apresentar seu personagem e cenário.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos e participar da discussão final.