Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O texto teatral é uma forma de expressão artística que utiliza a linguagem dramática para contar uma história ou transmitir uma mensagem. É uma arte que pode ser vista em peças de teatro, filmes e programas de televisão. Nesta atividade, iremos aprender mais sobre o texto teatral, suas características e como identificar seus elementos. Utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma dinâmica e colaborativa de aprendizagem, onde os alunos trabalham em equipe para resolver um problema e desenvolver um projeto.

Exemplos práticos:

- Peças de teatro famosas, como "Romeu e Julieta" e "Macbeth", são textos teatrais.

- Muitas séries de televisão, como "Friends" e "The Big Bang Theory", utilizam elementos do texto teatral em seus roteiros.

- O texto teatral é uma forma de arte que pode ser apreciada em diversos locais, como teatros, cinemas e até mesmo aulas de Língua Portuguesa.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente do tema e dos objetivos da aula. Os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o texto teatral. Forneça um material impresso com informações básicas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo escolherá um tema relacionado ao texto teatral para desenvolver em seu projeto.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentarão seus templates e escolherão, em conjunto, um tema para desenvolver. Auxilie na escolha do tema e forneça materiais adicionais para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos trabalharão na criação de um roteiro para uma cena teatral. Forneça orientações sobre a estrutura do texto dramático e os elementos que devem ser explorados na cena.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará sua cena teatral para a turma. Forneça feedback sobre o texto dramático e a interpretação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematizar

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do projeto e as habilidades desenvolvidas na aula.

  7. Etapa 7 - Socializar

    Os grupos apresentarão seus projetos para a turma. Incentive a participação e o diálogo entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os elementos do texto teatral;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do roteiro criado pelos grupos;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos;
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem;
  • Qualidade da apresentação dos projetos.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e orientações sobre o texto teatral;
  • Auxiliar na criação dos projetos pelos grupos;
  • Dar feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos alunos;
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o texto teatral;
  • Trabalhar em grupo para criar um template de Design Sprint;
  • Desenvolver um roteiro para uma cena teatral;
  • Apresentar seus projetos para a turma;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.