Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, serão trabalhados a identificação e análise dos elementos presentes no texto teatral, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas, além de aspectos como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, tendo como objetivo desenvolver habilidades de análise e interpretação textual. O texto teatral é uma forma de literatura que está presente em diversas áreas da vida, como no cinema, televisão, teatro e até mesmo na publicidade. Além disso, o conhecimento sobre o gênero teatral permite uma maior compreensão do mundo e das relações humanas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de se estudar o texto teatral, apresentando exemplos de como ele é encontrado em diversas áreas da vida. Em seguida, mostre alguns exemplos de peças teatrais, destacando as características do gênero. Uma sugestão de texto teatral para ser usado como exemplo é o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro a cinco pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel em branco e deverá criar um mapa de empatia sobre um personagem de uma peça teatral previamente selecionada. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os grupos irão apresentar seus mapas para a turma.

  3. Etapa 3 - Identificação dos elementos do texto teatral

    Apresente um texto teatral para os alunos, destacando os elementos presentes no texto, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas. Os alunos deverão identificar esses elementos na peça teatral apresentada.

  4. Etapa 4 - Análise do texto teatral

    Os alunos deverão analisar o texto teatral apresentado, destacando aspectos como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Em seguida, deverão apresentar suas análises para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação de uma cena teatral

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma cena teatral baseada no texto teatral apresentado na etapa anterior. Eles deverão utilizar os elementos identificados na análise do texto e as informações do mapa de empatia para criar a cena. As cenas serão apresentadas para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate e reflexão sobre o gênero teatral

    Conduza um debate e reflexão sobre o gênero teatral, questionando os alunos sobre suas impressões e aprendizados. Os alunos deverão compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o gênero teatral.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula, considerando sua contribuição para as atividades em grupo, a qualidade do mapa de empatia e da cena teatral criadas e a capacidade de análise e interpretação do texto teatral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Fomentar a reflexão crítica sobre o gênero teatral;
  • Promover a capacidade de identificar elementos presentes no texto teatral;
  • Desenvolver a habilidade de criar cenas teatrais.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo;
  • Qualidade do mapa de empatia criado;
  • Capacidade de identificar os elementos presentes no texto teatral;
  • Qualidade da análise e interpretação do texto teatral;
  • Criatividade e qualidade da cena teatral criada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de se estudar o texto teatral;
  • Conduzir a criação do mapa de empatia;
  • Apresentar uma peça teatral para os alunos, destacando os elementos presentes no texto;
  • Conduzir a análise do texto teatral;
  • Conduzir o debate e reflexão sobre o gênero teatral.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um personagem de uma peça teatral;
  • Identificar os elementos presentes no texto teatral;
  • Analisar o texto teatral;
  • Criar uma cena teatral baseada no texto teatral apresentado;
  • Compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o gênero teatral.