Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é representar histórias e situações por meio de diálogos e ações dos personagens. O texto teatral é uma das principais formas de registro que permite a encenação de uma peça teatral. Nesta atividade, vamos explorar como funciona o texto teatral, suas características e como ele é organizado. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, que consiste em transformar o conteúdo em um jogo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é o texto teatral e como ele é organizado. Mostre exemplos de textos teatrais para que os alunos possam entender a diferença entre o texto teatral e outros tipos de texto. Uma sugestão de texto teatral conhecido para trabalhar com os alunos é o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do mapa de registro

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um mapa de registro para um jogo baseado no texto teatral apresentado. O mapa de registro deve conter os seguintes campos:

    1\. Nome do Jogo

    2\. Objetivo do Jogo

    3\. Desafios do Jogo

    3. Níveis

    4\. Esquema de Recompensas

    5\. Informações para o consumidor final

    6\. Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Explique cada campo e dê exemplos de jogos conhecidos para que os alunos possam se inspirar.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma, explicando como funciona e por que é engajador. Todos os alunos devem prestar atenção e fazer perguntas sobre os jogos apresentados.

  4. Etapa 4 - Leitura de um texto teatral

    Escolha um texto teatral para que os alunos possam ler em grupo. Cada grupo deve fazer a leitura de uma parte do texto e depois apresentar para a turma o que entendeu. Você pode apresentar o mesmo texto teatral utilizado para trabalhar os jogos.

  5. Etapa 5 - Identificação das características do texto teatral

    Os alunos devem identificar as características do texto teatral no texto lido, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas.

  6. Etapa 6 - Organização do texto teatral

    Os alunos devem identificar a organização do texto teatral, como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e como a metodologia ativa Gamificação contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as características do texto teatral;
  • Desenvolver a habilidade de identificar a organização do texto teatral;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de registro do jogo;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do jogo;
  • Criação de um mapa de registro completo e bem estruturado;
  • Identificação correta das características do texto teatral;
  • Identificação correta da organização do texto teatral;
  • Boa comunicação oral durante a apresentação do jogo e do texto teatral.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação para os alunos;
  • Dar exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os alunos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de registro do jogo;
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a criação do jogo e na identificação das características do texto teatral;
  • Fazer uma avaliação clara e objetiva do desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do jogo;
  • Criar um mapa de registro completo e bem estruturado;
  • Identificar corretamente as características do texto teatral;
  • Identificar corretamente a organização do texto teatral;
  • Apresentar o jogo e o texto teatral com clareza e objetividade.