Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Esta atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar elementos importantes em um texto dramático, como personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas, além de compreender a organização do texto, como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

O tema escolhido para a atividade é: "A importância do teatro na formação cultural e social dos jovens".


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e o objetivo da atividade. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um guia de orientação específico para a sua função. Explique a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela se aplica ao tema proposto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a importância do teatro na formação cultural e social dos jovens. A banca julgadora deverá pesquisar sobre a importância do teatro na formação cultural e social em geral, o grupo defensor deverá pesquisar sobre a importância do teatro na formação cultural e social dos jovens, o grupo opositor deverá pesquisar e formular argumentos contrários e o grupo de observadores deverá pesquisar sobre a história do teatro no Brasil e no mundo. Caso não haja a possibilidade das pesquisas serem realizadas de forma on-line, providencie textos impressos sobre os temas para que os alunos possam ler.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos e apresentação, considerando o guia de orientação recebido. A banca julgadora deverá preparar as perguntas que fará aos grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor apresentará seus argumentos em favor da importância do teatro na formação cultural e social dos jovens, seguido pelo grupo opositor com seus argumentos contrários. A banca julgadora fará perguntas aos grupos, que deverão ser respondidas de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora deverá deliberar sobre qual dos grupos apresentou os melhores argumentos e apresentação, considerando critérios como clareza, objetividade, fundamentação e persuasão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do teatro na formação cultural e social dos jovens e agradeça a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar elementos importantes em um texto dramático;
  • Compreender a organização do texto dramático, como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação, persuasão e expressão oral;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação dos argumentos;
  • Fundamentação dos argumentos apresentados;
  • Persuasão na apresentação dos argumentos;
  • Respeito às regras do modelo de debate crítico;
  • Participação ativa na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o objetivo da atividade;
  • Explicar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela se aplica ao tema proposto;
  • Orientar os alunos sobre as regras da atividade e distribuir os guias de orientação para cada grupo;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa e a preparação;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade da apresentação dos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema proposto;
  • Preparar argumentos e apresentação conforme o guia de orientação recebido;
  • Participar ativamente do debate, respondendo às perguntas da banca julgadora e apresentando argumentos claros e objetivos;
  • Respeitar as regras do modelo de debate crítico e as decisões da banca julgadora;
  • Avaliar criticamente a apresentação dos outros grupos e participar da deliberação da banca julgadora.