Aula sobre O Texto Teatral
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando sobre o que é o texto teatral e suas características, utilizando exemplos de peças famosas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Análise de textosNa primeira estação, os alunos irão trabalhar com a análise do texto teatral, identificando as partes que compõem a história, como personagens, atos, cenas e indicações cênicas. Disponibilize textos teatrais curtos para que os alunos possam praticar a identificação de cada parte.
Estação 2 - Análise do enredo, conflitos e ideias
Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com a análise do enredo, conflitos e ideias principais do texto teatral. Forneça um texto teatral mais elaborado para que os alunos possam identificar como as diferentes partes do texto se relacionam para construir a história.
Estação 3 - Análise de pontos de vista
Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com a análise dos pontos de vista e universos de referência do texto teatral. Forneça um texto teatral em que diferentes personagens têm perspectivas diferentes sobre a história, para que os alunos possam praticar a identificação dos pontos de vista.
Etapa 3 - Apresentação
Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o que aprendeu em sua estação para o restante da turma, trazendo anotações no caderno. Incentive a participação e a interação entre os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes partes do texto teatral;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a história, enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
- Estimular o trabalho em equipe e a participação ativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das partes do texto teatral;
- Análise correta do enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
- Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar as características do texto teatral e fornecer exemplos;
- Orientar os alunos nas atividades em grupo;
- Estimular a participação e a interação entre os alunos.
Ações do aluno
- Identificar as diferentes partes do texto teatral;
- Analisar a história, enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
- Participar ativamente das atividades em grupo, colaborando com os colegas.