Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O teatro é uma forma de arte que pode levar o espectador a uma viagem emocional, fazendo-o rir, chorar, refletir e aprender. É uma atividade que envolve muita criatividade e trabalho em equipe, sendo importante que os alunos aprendam a identificar as características do texto teatral. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as diferentes partes do texto teatral, como personagens, atos, cenas e indicações cênicas, bem como essas partes se relacionam entre si para construir a história. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o que é o texto teatral e suas características, utilizando exemplos de peças famosas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Análise de textos

    Na primeira estação, os alunos irão trabalhar com a análise do texto teatral, identificando as partes que compõem a história, como personagens, atos, cenas e indicações cênicas. Disponibilize textos teatrais curtos para que os alunos possam praticar a identificação de cada parte.

    Estação 2 - Análise do enredo, conflitos e ideias

    Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com a análise do enredo, conflitos e ideias principais do texto teatral. Forneça um texto teatral mais elaborado para que os alunos possam identificar como as diferentes partes do texto se relacionam para construir a história.

    Estação 3 - Análise de pontos de vista

    Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com a análise dos pontos de vista e universos de referência do texto teatral. Forneça um texto teatral em que diferentes personagens têm perspectivas diferentes sobre a história, para que os alunos possam praticar a identificação dos pontos de vista.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o que aprendeu em sua estação para o restante da turma, trazendo anotações no caderno. Incentive a participação e a interação entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes partes do texto teatral;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a história, enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
  • Estimular o trabalho em equipe e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das partes do texto teatral;
  • Análise correta do enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar as características do texto teatral e fornecer exemplos;
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo;
  • Estimular a participação e a interação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as diferentes partes do texto teatral;
  • Analisar a história, enredo, conflitos, ideias principais e pontos de vista do texto teatral;
  • Participar ativamente das atividades em grupo, colaborando com os colegas.