Aula sobre O Texto Teatral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O teatro é uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Desde a Grécia Antiga, o teatro é utilizado como forma de entretenimento e como meio de reflexão sobre a vida e a sociedade. O texto teatral é uma obra escrita para ser encenada, com personagens, diálogos e indicações cênicas. O objetivo desta atividade é trabalhar a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem o texto teatral, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas, além de compreender a sua organização, como enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência.

Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie previamente um vídeo explicativo sobre o texto teatral e sua estrutura. Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão criar o mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias sobre o teatro e sua relevância para a cultura de uma sociedade.

    Exemplo de ideia central e sub-ideias:

    Ideia Central: Teatro e sua relevância para a cultura de uma sociedade

    Sub-ideias:

    1\. Expressão Artística: O teatro é uma forma de expressão artística que permite transmitir emoções, ideias e mensagens por meio de apresentações ao vivo.

    2\. Preservação Cultural: O teatro desempenha um papel importante na preservação das tradições culturais de uma sociedade, transmitindo histórias, mitos e valores de geração em geração.

    3\. Reflexão Social: O teatro proporciona uma plataforma para explorar e refletir sobre questões sociais relevantes, como injustiças, desigualdades e problemas contemporâneos.

    4\. Desenvolvimento da Empatia: Ao assistir e participar de apresentações teatrais, as pessoas têm a oportunidade de se colocar no lugar de outros personagens e vivenciar diferentes perspectivas, desenvolvendo a empatia.

    5\. Comunicação e Expressão Individual: O teatro ajuda no desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão individual, permitindo que os atores se expressem de forma clara e persuasiva.

    6\. Integração Comunitária: O teatro promove a integração comunitária, reunindo pessoas de diferentes origens e experiências para colaborar em uma produção teatral.

    7\. Educação e Aprendizado: O teatro é uma ferramenta educacional eficaz, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação das pessoas.

    8\. Entretenimento e Alegria: O teatro oferece entretenimento e alegria, proporcionando momentos de diversão e escapismo para o público.


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e sua importância, utilizando exemplos de peças teatrais conhecidas pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos formarão grupos para discutir as sub-ideias do mapa conceitual criado por eles. Oriente e faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de textos teatrais, para ilustrar os elementos que compõem o texto e sua organização. Os alunos deverão identificar os elementos apresentados e discutir em grupo. A partir disso, eles deverão criar um mapa conceitual único do grupo, escolhendo as principais sub-ideias apontadas anteriormente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará o seu mapa conceitual e explicará as sub-ideias escolhidas. Avalie as apresentações e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos deverão escrever um pequeno texto, utilizando os elementos e a organização do texto teatral, para apresentar uma história.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da participação dos alunos, do mapa conceitual e do texto produzido por eles.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem o texto teatral e sua organização;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e a produção textual.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Coerência e organização do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar e mediar a discussão em grupo;
  • Apresentar exemplos práticos de textos teatrais;
  • Avaliar a participação dos alunos, o mapa conceitual e o texto produzido por eles.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o texto teatral;
  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias;
  • Participar da discussão em grupo e da apresentação do mapa conceitual;
  • Produzir um texto utilizando os elementos e a organização do texto teatral;
  • Avaliar a participação dos colegas na discussão em grupo.