Aula sobre O Texto Teatral
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Envie previamente um vídeo explicativo sobre o texto teatral e sua estrutura. Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão criar o mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias sobre o teatro e sua relevância para a cultura de uma sociedade.Exemplo de ideia central e sub-ideias:
Ideia Central: Teatro e sua relevância para a cultura de uma sociedade
Sub-ideias:
1\. Expressão Artística: O teatro é uma forma de expressão artística que permite transmitir emoções, ideias e mensagens por meio de apresentações ao vivo.
2\. Preservação Cultural: O teatro desempenha um papel importante na preservação das tradições culturais de uma sociedade, transmitindo histórias, mitos e valores de geração em geração.
3\. Reflexão Social: O teatro proporciona uma plataforma para explorar e refletir sobre questões sociais relevantes, como injustiças, desigualdades e problemas contemporâneos.
4\. Desenvolvimento da Empatia: Ao assistir e participar de apresentações teatrais, as pessoas têm a oportunidade de se colocar no lugar de outros personagens e vivenciar diferentes perspectivas, desenvolvendo a empatia.
5\. Comunicação e Expressão Individual: O teatro ajuda no desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão individual, permitindo que os atores se expressem de forma clara e persuasiva.
6\. Integração Comunitária: O teatro promove a integração comunitária, reunindo pessoas de diferentes origens e experiências para colaborar em uma produção teatral.
7\. Educação e Aprendizado: O teatro é uma ferramenta educacional eficaz, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação das pessoas.
8\. Entretenimento e Alegria: O teatro oferece entretenimento e alegria, proporcionando momentos de diversão e escapismo para o público.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e sua importância, utilizando exemplos de peças teatrais conhecidas pelos alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos formarão grupos para discutir as sub-ideias do mapa conceitual criado por eles. Oriente e faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de textos teatrais, para ilustrar os elementos que compõem o texto e sua organização. Os alunos deverão identificar os elementos apresentados e discutir em grupo. A partir disso, eles deverão criar um mapa conceitual único do grupo, escolhendo as principais sub-ideias apontadas anteriormente.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará o seu mapa conceitual e explicará as sub-ideias escolhidas. Avalie as apresentações e esclareça dúvidas.Etapa 6 - Produção textual
Os alunos deverão escrever um pequeno texto, utilizando os elementos e a organização do texto teatral, para apresentar uma história.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação da participação dos alunos, do mapa conceitual e do texto produzido por eles.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem o texto teatral e sua organização;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Incentivar a criatividade e a produção textual.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo;
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
- Coerência e organização do texto produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar e mediar a discussão em grupo;
- Apresentar exemplos práticos de textos teatrais;
- Avaliar a participação dos alunos, o mapa conceitual e o texto produzido por eles.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o texto teatral;
- Criar o mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias;
- Participar da discussão em grupo e da apresentação do mapa conceitual;
- Produzir um texto utilizando os elementos e a organização do texto teatral;
- Avaliar a participação dos colegas na discussão em grupo.