O trabalho ao longo das Revoluções Industriais

As Revoluções Industriais foram marcadas por grandes descobertas e advento de novas técnicas. Essas mudanças no modo de produzir influenciaram diretamente na economia dos países e nos tipos de trabalho existentes. Acompanhe atentamente o vídeo dessa aula de Geografia e observe as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais foram as principais mudanças no modo de produzir e nos tipos de trabalho ao longo das Revoluções Industriais até os dias de hoje?

    A) O trabalho manual prevalece até hoje. Os grandes avanços tecnológicos das revoluções não impactaram os tipos de trabalhos nem a forma de produzir.

    B) O trabalho manual foi substituído pelas máquinas. No início os homens operavam as máquinas, mas elas foram automatizadas. Até hoje existe um retrocesso nas formas de trabalho, já que muitas pessoas ficaram desempregadas e não surgiu nenhuma ocupação diferente.

    C) O trabalho manual foi substituído pelas máquinas. No início os homens operavam as máquinas, mas elas foram automatizadas. Muitas pessoas perderam seus empregos, mas surgiram novas profissões, como técnico em informática e programador.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações no mundo, principalmente no que diz respeito ao trabalho. Com o surgimento das máquinas e a mecanização dos processos produtivos, o trabalho humano passou por mudanças significativas. Nesta aula, vamos explorar como o trabalho se desenvolveu ao longo das Revoluções Industriais e como isso afetou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação e a reflexão dos alunos.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações na história do mundo, que mudou a forma como as pessoas trabalhavam, produziam e consumiam. Nessa aula, vamos explorar como o trabalho foi influenciado pelas Revoluções Industriais e como isso impactou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre o tema. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de análise dos alunos e a tornar o aprendizado mais lúdico e divertido.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais" é fundamental para entendermos como o mundo do trabalho se transformou ao longo do tempo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a compreender melhor o público-alvo de um projeto. Neste caso, o público-alvo são os trabalhadores das diferentes épocas abordadas nas revoluções industriais. Para isso, os alunos irão analisar o que essas pessoas pensavam e sentiam, o que escutavam, o que falavam e faziam, o que viam, quais eram suas dores e seus ganhos. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    Nesta aula, vamos trabalhar sobre o tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais". Vamos entender como o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou a caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    O trabalho ao longo das Revoluções Industriais é um tema importante para entendermos como a economia e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. As Revoluções Industriais foram responsáveis por mudanças significativas na forma como as pessoas trabalham e vivem, e isso teve um impacto enorme na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e o template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade desenvolvida.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    O trabalho ao longo das Revoluções Industriais é um tema que tem grande importância na história da humanidade e na formação das sociedades atuais. Ele pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na forma como as cidades são organizadas, nos diferentes tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: