Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre o tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais". Vamos entender como o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou a caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais", contextualizando-o para os alunos e mostrando exemplos práticos de como a tecnologia influenciou a forma como trabalhamos.

    Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a tecnologia mudou a forma como trabalhamos, como a automação de fábricas e a robotização de processos produtivos. Você podefalar sobre a importância do trabalho em nosso cotidiano, como forma de sustento e realização pessoal.


  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Divida a turma em grupos e oriente-os a pesquisar sobre como o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou a caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir sobre as influências do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs individualmente, refletindo sobre a atividade e o tema trabalhado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa como forma de aprendizado.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar ferramentas de avaliação para refletir sobre a aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação dos resultados.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para refletir sobre a atividade e o tema trabalhado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar as atividades em grupo e a pesquisa.
  • Estimular a reflexão individual sobre a atividade e o tema trabalhado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e da pesquisa.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para refletir sobre a atividade e o tema trabalhado.
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.