Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre o tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais". Vamos entender como o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou a caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O trabalho ao longo das Revoluções Industriais", contextualizando-o para os alunos e mostrando exemplos práticos de como a tecnologia influenciou a forma como trabalhamos.Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a tecnologia mudou a forma como trabalhamos, como a automação de fábricas e a robotização de processos produtivos. Você podefalar sobre a importância do trabalho em nosso cotidiano, como forma de sustento e realização pessoal.
Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Divida a turma em grupos e oriente-os a pesquisar sobre como o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou a caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma irá discutir sobre as influências do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno irá preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs individualmente, refletindo sobre a atividade e o tema trabalhado.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa como forma de aprendizado.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar ferramentas de avaliação para refletir sobre a aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade da pesquisa e apresentação dos resultados.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para refletir sobre a atividade e o tema trabalhado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Orientar as atividades em grupo e a pesquisa.
- Estimular a reflexão individual sobre a atividade e o tema trabalhado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo e da pesquisa.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para refletir sobre a atividade e o tema trabalhado.
- Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.