Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações na história do mundo, que mudou a forma como as pessoas trabalhavam, produziam e consumiam. Nessa aula, vamos explorar como o trabalho foi influenciado pelas Revoluções Industriais e como isso impactou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre o tema. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de análise dos alunos e a tornar o aprendizado mais lúdico e divertido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos abordando as principais características das Revoluções Industriais e suas influências no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Utilize imagens, vídeos e exemplos práticos para tornar a introdução mais interessante e atrativa.

  2. Etapa 2 - Divisão das equipes

    Divida a turma em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados e pinos.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada equipe deverá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, a forma de jogar e as ações que os jogadores poderão tomar durante o jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    As equipes terão 20 minutos para criar o tabuleiro do jogo, incluindo as casas, os obstáculos, as perguntas e as ações.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    As equipes deverão criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados durante o jogo. As perguntas deverão abordar os principais temas relacionados às Revoluções Industriais e seus impactos no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Oriente as equipes a jogarem entre si, utilizando os jogos que criaram. Acompanhe as equipesjogando e faça observações, tirando dúvidas que eventualmente possam surgir.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre o jogo e os temas abordados, destacando as principais aprendizagens e as reflexões que surgiram durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre os impactos das Revoluções Industriais no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Tornar o aprendizado mais lúdico e divertido, utilizando a metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelas equipes.
  • Participação e cooperação dos alunos durante a atividade.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre os temas abordados.
  • Clareza e organização das regras do jogo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e atrativa.
  • Orientar e auxiliar as equipes na criação do jogo de tabuleiro.
  • Acompanhar o jogo e fazer observações e tirar dúvidas dos alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre o jogo e os temas abordados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações criativas e relevantes para o tema.
  • Jogar de forma cooperativa e respeitosa com as outras equipes.
  • Analisar e refletir sobre os temas abordados durante a atividade.
  • Organizar e apresentar as regras do jogo de forma clara e objetiva.