Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações na história do mundo, que mudou a forma como as pessoas trabalhavam, produziam e consumiam. Nessa aula, vamos explorar como o trabalho foi influenciado pelas Revoluções Industriais e como isso impactou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre o tema. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de análise dos alunos e a tornar o aprendizado mais lúdico e divertido.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos abordando as principais características das Revoluções Industriais e suas influências no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Utilize imagens, vídeos e exemplos práticos para tornar a introdução mais interessante e atrativa.Etapa 2 - Divisão das equipes
Divida a turma em equipes de 4 a 5 pessoas. Cada equipe será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados e pinos.Etapa 3 - Definição das regras
Cada equipe deverá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, a forma de jogar e as ações que os jogadores poderão tomar durante o jogo.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
As equipes terão 20 minutos para criar o tabuleiro do jogo, incluindo as casas, os obstáculos, as perguntas e as ações.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
As equipes deverão criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados durante o jogo. As perguntas deverão abordar os principais temas relacionados às Revoluções Industriais e seus impactos no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.Etapa 6 - Jogo
Oriente as equipes a jogarem entre si, utilizando os jogos que criaram. Acompanhe as equipesjogando e faça observações, tirando dúvidas que eventualmente possam surgir.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão sobre o jogo e os temas abordados, destacando as principais aprendizagens e as reflexões que surgiram durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre os impactos das Revoluções Industriais no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
- Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Tornar o aprendizado mais lúdico e divertido, utilizando a metodologia ativa Gamificação.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações criadas pelas equipes.
- Participação e cooperação dos alunos durante a atividade.
- Capacidade de análise e reflexão sobre os temas abordados.
- Clareza e organização das regras do jogo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e atrativa.
- Orientar e auxiliar as equipes na criação do jogo de tabuleiro.
- Acompanhar o jogo e fazer observações e tirar dúvidas dos alunos.
- Conduzir a discussão final sobre o jogo e os temas abordados.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações criativas e relevantes para o tema.
- Jogar de forma cooperativa e respeitosa com as outras equipes.
- Analisar e refletir sobre os temas abordados durante a atividade.
- Organizar e apresentar as regras do jogo de forma clara e objetiva.