Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações no mundo, principalmente no que diz respeito ao trabalho. Com o surgimento das máquinas e a mecanização dos processos produtivos, o trabalho humano passou por mudanças significativas. Nesta aula, vamos explorar como o trabalho se desenvolveu ao longo das Revoluções Industriais e como isso afetou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação e a reflexão dos alunos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize a importância do estudo sobre o trabalho nas Revoluções Industriais. Mostre exemplos de como o trabalho mudou ao longo dos anos e como isso afetou a vida das pessoas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e debater. Exemplos de subtópicos: Trabalho manual, mecanização do trabalho, meio técnico, entre outros.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas e argumentos sobre o subtópico. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, no qual os alunos poderão fazer perguntas e apresentar suas opiniões.Etapa 5 - Construção do template de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupo, deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a apresentação e o debate dos outros grupos.Etapa 6 - Apresentação das avaliações
Cada grupo apresentará sua avaliação para os outros grupos e explicará o porquê de suas notas.Etapa 7 - Conclusão da aula
Conclua a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
- Incentivar a participação e a reflexão dos alunos por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Habilidade de apresentação e argumentação do grupo.
- Participação e contribuição para o debate em grupo.
- Construção do template de avaliação por rubrica.
- Capacidade de avaliação e justificativa das notas atribuídas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo sobre o trabalho nas Revoluções Industriais.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa e debate.
- Incentivar a participação e a reflexão dos alunos por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os alunos na construção do template de avaliação por rubrica.
- Concluir a aula, resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o subtópico atribuído.
- Apresentar e argumentar as descobertas do grupo durante o debate.
- Participar ativamente do debate, fazendo perguntas e apresentando opiniões.
- Construir o template de avaliação por rubrica em grupo.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos e justificar as notas atribuídas.