Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações no mundo, principalmente no que diz respeito ao trabalho. Com o surgimento das máquinas e a mecanização dos processos produtivos, o trabalho humano passou por mudanças significativas. Nesta aula, vamos explorar como o trabalho se desenvolveu ao longo das Revoluções Industriais e como isso afetou a economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação e a reflexão dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do estudo sobre o trabalho nas Revoluções Industriais. Mostre exemplos de como o trabalho mudou ao longo dos anos e como isso afetou a vida das pessoas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e debater. Exemplos de subtópicos: Trabalho manual, mecanização do trabalho, meio técnico, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas e argumentos sobre o subtópico. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, no qual os alunos poderão fazer perguntas e apresentar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Construção do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupo, deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a apresentação e o debate dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das avaliações

    Cada grupo apresentará sua avaliação para os outros grupos e explicará o porquê de suas notas.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Conclua a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Habilidade de apresentação e argumentação do grupo.
  • Participação e contribuição para o debate em grupo.
  • Construção do template de avaliação por rubrica.
  • Capacidade de avaliação e justificativa das notas atribuídas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo sobre o trabalho nas Revoluções Industriais.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa e debate.
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por rubrica.
  • Concluir a aula, resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o subtópico atribuído.
  • Apresentar e argumentar as descobertas do grupo durante o debate.
  • Participar ativamente do debate, fazendo perguntas e apresentando opiniões.
  • Construir o template de avaliação por rubrica em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e justificar as notas atribuídas.