Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O trabalho ao longo das Revoluções Industriais é um tema que tem grande importância na história da humanidade e na formação das sociedades atuais. Ele pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na forma como as cidades são organizadas, nos diferentes tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão responsáveis por cada estação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em três grupos, orientando que deverão se dirigir a cada estação preparada, realizando a rotação dentro do tempo proposto.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo que aborda a história das Revoluções Industriais e como elas influenciaram o desenvolvimento do trabalho na América e na África. Após o vídeo, os alunos discutirão em grupo sobre o que foi apresentado e farão anotações em um caderno.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Jogo de tabuleiro

    Na segunda estação, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro que simula o desenvolvimento das Revoluções Industriais e suas consequências no trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Acompanhe esse momento e auxilie os alunos em caso de dúvidas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Debate

    Na terceira estação, os alunos participarão de um debate sobre os diferentes tipos de trabalho que surgiram ao longo das Revoluções Industriais e suas consequências na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Medie o debate eestimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final da atividade, faça uma síntese dos principais pontos discutidos nas estações e incentive os alunos a fazerem uma reflexão sobre o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma, questionando a respeito do empenho e dedicação em cada estação que os alunos passaram e como a metodologia utilizada foi pertinente para o aprendizado proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em colaboração.

Ações do professor

  • Mediar as discussões e atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
  • Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Trabalhar em grupo e em colaboração.