Aula sobre O Trabalho Ao Longo Das Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O trabalho ao longo das Revoluções Industriais é um tema importante para entendermos como a economia e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. As Revoluções Industriais foram responsáveis por mudanças significativas na forma como as pessoas trabalham e vivem, e isso teve um impacto enorme na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e o template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade desenvolvida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância da Revolução Industrial para a economia e a sociedade. Estimule os alunos a fazer perguntas e comentários sobre o tema, exercendo assim seu protagonismo.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Em casa, os alunos deverão assistir um vídeo aula sobre o tema e fazer anotações sobre os pontos principais abordados na aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para discutir os pontos principais abordados na vídeo aula. Cada grupo deverá criar um resumo dos pontos discutidos e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a Revolução Industrial afetou a economia e a sociedade. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade desenvolvida e apresentar sugestões para melhorias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentarão seus templates para a turma, neste momento é importante observar o desempenho dos alunos a partir do estudo realizado em caso, sendo esse o principal objetivo dametodologia utilizada. Estimule os demais grupos a fazerem comentários sobre a atividade desenvolvida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula, reforçando a importância do tema para a compreensão da economia e da sociedade. Analise junto com os alunos a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a atividade desenvolvida e apresentar sugestões para melhorias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo dos pontos discutidos na aula.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na apresentação dos templates.
  • Qualidade dos comentários sobre a atividade desenvolvida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade desenvolvida e apresentar sugestões para melhorias.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo aula com atenção.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
  • Apresentar o template e fazer comentários sobre a atividade desenvolvida.
  • Avaliar a atividade desenvolvida e apresentar sugestões para melhorias.