Aula sobre O Trafico De Escravizados E Suas Relacoes Culturais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tráfico de escravizados é um tema importante para entendermos a história do Brasil e do mundo. Durante séculos, milhões de pessoas foram capturadas na África e vendidas como escravas para trabalhar nas Américas. Esse comércio desumano teve consequências profundas na cultura e na sociedade dos países envolvidos. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para entender melhor como o tráfico de escravizados funcionava e como ele afetou as relações culturais entre africanos e americanos.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Você deve iniciar a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre o tráfico de escravizados e suas relações culturais. Em seguida, apresente um vídeo ou texto que explique o contexto histórico do tráfico de escravizados e suas consequências culturais.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um mapa mental ou esboço sobre o tema. Eles devem identificar os principais aspectos do tráfico de escravizados e suas relações culturais, como a música, a religião e a culinária.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e discutir as ideias apresentadas. Em seguida, a turma deve decidir quais são os aspectos mais importantes a serem explorados na aula.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um protótipo de atividade que explore os aspectos escolhidos na etapa anterior. Eles podem criar uma apresentação, um jogo ou uma dramatização.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e testá-lo. Em seguida, a turma deve discutir o que aprendeu com as atividades e como elas ajudaram a entender melhor o tema.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de atividades didáticas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e testar suas próprias ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do esboço e do protótipo criados pelos alunos.
- Capacidade dos alunos de avaliar e testar suas próprias ideias.
Ações do professor
- Iniciar a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre o tema.
- Apresentar um vídeo ou texto que explique o contexto histórico do tráfico de escravizados e suas consequências culturais.
- Orientar os alunos na criação do esboço e do protótipo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo para criar o esboço e o protótipo.
- Avaliar e testar suas próprias ideias.