Aula sobre O Trafico De Escravizados E Suas Relacoes Culturais
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tráfico de escravizados é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os estudantes compreendam como esse processo ocorreu, suas consequências e como ele ainda afeta a sociedade atual. Para isso, nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
Design Thinking
Etapa 1 - Introdução
Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de como o tráfico de escravizados ainda afeta a sociedade atual. Em seguida, explicará a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia sobre o tema. Cada grupo receberá um subtópico para trabalhar, como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo para preencher cada campo do mapa.Etapa 3 - Apresentação dos mapas
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas em cada campo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas e como elas se relacionam com o tema.Etapa 5 - Atividade escrita
Os alunos, individualmente, deverão escrever um texto sobre o tema, utilizando as informações discutidas em grupo e as apresentadas nos mapas de empatia.Etapa 6 - Debate em sala
Os alunos debaterão em sala sobre o tema, utilizando o texto escrito como base para a discussão.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas africanas
- Analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de escrita e debate.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Qualidade do texto escrito.
- Participação ativa no debate em sala.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo para preencher cada campo do mapa de empatia.
- Apresentar o mapa de empatia para a turma.
- Escrever um texto sobre o tema, utilizando as informações discutidas em grupo e as apresentadas nos mapas de empatia.