Aula sobre O Trafico De Escravizados E Suas Relacoes Culturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tráfico de escravizados é um tema importante para entendermos a história do Brasil e do mundo. Durante séculos, milhões de pessoas foram capturadas na África e vendidas como escravas para trabalhar nas Américas. Esse comércio desumano teve consequências profundas na cultura e na sociedade dos países envolvidos. Nesta aula, você irá explorar as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula com uma breve apresentação sobre o tema e sua importância histórica. Em seguida, deve pedir aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre o tráfico de escravizados e suas relações culturais. Registre as informações em um quadro ou em um slide.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar em grupos sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. Forneça materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, e orientar os alunos na busca por informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve fornecer um modelo e orientar os alunos na criação do template.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do tema

    Os alunos devem utilizar o template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na utilização do template e fornecer feedbacks constantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas e discussões para a turma. Você deve orientar os alunos na preparação da apresentação e fornecer feedbacks constantes.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Oriente os alunos na reflexão e fornecer feedbacks constantes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula com uma breve síntese do que foi aprendido e agradecer a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de criação de templates de registro de aprendizagem.
  • Estimular a apresentação oral e a reflexão sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Fornecer feedbacks constantes sobre o desenvolvimento do tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Orientar os alunos na preparação da apresentação oral.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Preparar uma apresentação oral de qualidade.
  • Refletir criticamente sobre o aprendizado.
  • Cooperar e colaborar com os colegas.