Aula sobre O Trafico De Escravizados E Suas Relacoes Culturais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tráfico de escravizados é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os estudantes compreendam como essa prática afetou a sociedade e a cultura de diferentes países e como ela ainda tem reflexos na sociedade atual. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como músicas, filmes e livros que abordem o tema. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e utilizarão a aula para discutir e aprofundar o tema.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Você deve disponibilizar aos alunos um material de estudo sobre o tráfico de escravizados e suas relações culturais, como textos, vídeos e imagens. Os alunos devem estudar o material e preparar um resumo para apresentar na aula seguinte.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Na aula seguinte, os alunos devem apresentar seus resumos e discutir em grupo as principais informações e conceitos abordados no material de estudo.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Você deve apresentar aos alunos a metodologia da Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ela será utilizada para avaliar a atividade. Os alunos devem criar um template da dinâmica com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir em grupo as principais ideias e conceitos abordados.

  5. Etapa 5 - Exemplificação

    Você deve apresentar exemplos práticos de como o tráfico de escravizados afetou a cultura e a sociedade de diferentes países, como o Brasil, os Estados Unidos e a África.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos devem discutir em grupo os exemplos apresentados por você e fazer uma análise crítica sobre como o tráfico de escravizados afetou a cultura e a sociedade desses países.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Você deve encerrar a aula com uma reflexão sobre a importância de compreender a história do tráfico de escravizados e suas relações culturais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas
  • Analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a história do tráfico de escravizados e suas relações culturais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo apresentado pelos alunos.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Análise crítica dos exemplos apresentados pelo professor.
  • Reflexão final sobre a importância do tema.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de estudo sobre o tema.
  • Apresentar a metodologia da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Encerrar a aula com uma reflexão sobre a importância do tema.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo disponibilizado pelo professor.
  • Preparar um resumo para apresentar na aula seguinte.
  • Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer uma análise crítica dos exemplos apresentados pelo professor.