Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tráfico de escravizados é um tema importante na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos entendam como esse comércio funcionava, quem eram os agentes responsáveis pelo tráfico e de onde vinham os escravizados. Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam como esse processo afetou as etnias dos escravizados e como isso se reflete na sociedade atual. Os alunos irão utilizar a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas que os ajudará a entender melhor o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus subtópicos, explicando como o tráfico de escravizados funcionava e quem eram os agentes responsáveis pelo comércio. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as informações mais importantes e as conexões entre elas. Oriente os alunos sobre como criar um mapa mental eficiente.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher as informações mais relevantes do mapa mental e irão discutir em grupo sobre como organizá-las em um template de Design Sprint. Oriente os alunos sobre como escolher as informações mais importantes e como organizá-las.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas, utilizando as informações escolhidas na etapa anterior. Oriente os alunos sobre como criar um template eficiente.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e irão discutir sobre as informações apresentadas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e tente orientá-los sobre como melhorar seus templates.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um template de Design Sprint.
- Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e seus subtópicos.
- Eficiência na criação do mapa mental.
- Eficiência na escolha das informações mais relevantes.
- Eficiência na criação do template de Design Sprint.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental.
- Orientar os alunos na escolha das informações mais relevantes.
- Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.
- Criar um mapa mental sobre o tema.
- Escolher as informações mais relevantes e organizá-las em um template de Design Sprint.
- Criar um template de Design Sprint com 5 etapas.
- Apresentar o template para a turma e discutir sobre as informações apresentadas.