Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tráfico de escravizados é um tema importante e presente na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorreu e como ele afetou as diferentes etnias de escravizados. A metodologia utilizada será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais envolvente e divertido. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sobre o tráfico de escravizados na história do Brasil e do mundo. Em seguida, explique a metodologia da gamificação.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo irá criar um mapa de registro para um jogo sobre o tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados. O mapa deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre os diferentes jogos criados e como eles abordam o tema do tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu e como a metodologia da gamificação ajudou no processo de aprendizagem.Etapa 7 - Encerramento
Encerre o momento reforçando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a história do Brasil e do mundo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do mapa de registro do jogo.
- Coerência entre os campos do mapa de registro.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Fazer a reflexão individual sobre o aprendizado.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.