Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tráfico de escravizados é um tema importante e presente na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorreu e como ele afetou as diferentes etnias de escravizados. A metodologia utilizada será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais envolvente e divertido. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sobre o tráfico de escravizados na história do Brasil e do mundo. Em seguida, explique a metodologia da gamificação.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro para um jogo sobre o tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados. O mapa deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre os diferentes jogos criados e como eles abordam o tema do tráfico de escravizados e as etnias dos escravizados.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu e como a metodologia da gamificação ajudou no processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre o momento reforçando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a história do Brasil e do mundo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do mapa de registro do jogo.
  • Coerência entre os campos do mapa de registro.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Fazer a reflexão individual sobre o aprendizado.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.