Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tráfico de escravizados é um tema importante na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorreu, quem foram os envolvidos e quais foram as consequências para as etnias escravizadas. Utilize exemplos práticos, como notícias atuais sobre racismo e preconceito, para mostrar como o tema ainda é relevante nos dias de hoje. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação e análise crítica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre o subtópico que foi atribuído ao seu grupo. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo terá que discutir e organizar as informações que foram coletadas durante a pesquisa. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre o tema. Cada grupo terá que apresentar suas informações e argumentos. Após as apresentações, os alunos terão que debater e discutir sobre o tema.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
- Estimular a argumentação e o debate.
- Compreender a importância do tema na história do Brasil e do mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Argumentação clara e coerente durante o debate.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Respeito as opiniões dos colegas durante o debate.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer perguntas para incentivar a reflexão e o debate.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável e utilizando fontes confiáveis.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado em suas vidas.