Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tráfico de escravizados é um tema importante na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorreu, quem foram os envolvidos e quais foram as consequências para as etnias escravizadas. Utilize exemplos práticos, como notícias atuais sobre racismo e preconceito, para mostrar como o tema ainda é relevante nos dias de hoje. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre o subtópico que foi atribuído ao seu grupo. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo terá que discutir e organizar as informações que foram coletadas durante a pesquisa. Eles deverão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre o tema. Cada grupo terá que apresentar suas informações e argumentos. Após as apresentações, os alunos terão que debater e discutir sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a argumentação e o debate.
  • Compreender a importância do tema na história do Brasil e do mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Argumentação clara e coerente durante o debate.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Respeito as opiniões dos colegas durante o debate.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas para incentivar a reflexão e o debate.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e utilizando fontes confiáveis.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado em suas vidas.