Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tráfico de escravizados foi uma das maiores violações dos direitos humanos da história. Milhões de pessoas foram capturadas na África e vendidas como escravas nas Américas. Aqui, vamos explorar as etnias dos escravizados e como elas foram afetadas pelo tráfico. Vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tráfico de escravizados e sua relação com as etnias dos escravizados. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo terá que passar por todas as estações

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mapa da África

    Os alunos terão acesso a um mapa da África e deverão identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Eles também deverão pesquisar sobre as etnias que habitavam essas regiões e zonas e como elas foram afetadas pelo tráfico.

    Estação 2 - Relatos de Escravizados

    Os alunos terão acesso a relatos de escravizados e deverão identificar as etnias dos escravizados e as condições em que foram capturados e transportados para as Américas. Eles também deverão pesquisar sobre a cultura e a história dessas etnias.

    Estação 3 - Debate

    Os alunos terão um debate sobre o tráfico de escravizados e suas consequências para as etnias dos escravizados. Eles deverão apresentar argumentos baseados nas informações coletadas nas estações anteriores.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
  • Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Pesquisar e analisar informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Identificação correta das etnias dos escravizados e suas condições de captura e transporte.
  • Argumentação coerente e fundamentada no debate.
  • Perguntas e comentários relevantes na conclusão.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos e designar cada grupo para uma estação.
  • Fornecer materiais e informações necessárias para as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e responder perguntas e comentários dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Identificar as etnias dos escravizados e suas condições de captura e transporte.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos fundamentados.
  • Fazer perguntas e comentários relevantes na conclusão.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas de grupo.