Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tráfico de escravizados e sua relação com as etnias dos escravizados. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo terá que passar por todas as estaçõesEtapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Mapa da ÁfricaOs alunos terão acesso a um mapa da África e deverão identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Eles também deverão pesquisar sobre as etnias que habitavam essas regiões e zonas e como elas foram afetadas pelo tráfico.
Estação 2 - Relatos de Escravizados
Os alunos terão acesso a relatos de escravizados e deverão identificar as etnias dos escravizados e as condições em que foram capturados e transportados para as Américas. Eles também deverão pesquisar sobre a cultura e a história dessas etnias.
Estação 3 - Debate
Os alunos terão um debate sobre o tráfico de escravizados e suas consequências para as etnias dos escravizados. Eles deverão apresentar argumentos baseados nas informações coletadas nas estações anteriores.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Pesquisar e analisar informações sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação correta das regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Identificação correta das etnias dos escravizados e suas condições de captura e transporte.
- Argumentação coerente e fundamentada no debate.
- Perguntas e comentários relevantes na conclusão.
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos e designar cada grupo para uma estação.
- Fornecer materiais e informações necessárias para as atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e responder perguntas e comentários dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Identificar as etnias dos escravizados e suas condições de captura e transporte.
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos fundamentados.
- Fazer perguntas e comentários relevantes na conclusão.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas de grupo.