Aula sobre O Trafico E As Etnias Dos Escravizados
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tráfico de escravizados foi uma das maiores violações dos direitos humanos da história. Milhões de africanos foram capturados e vendidos como escravizados para trabalhar em plantações e minas nas Américas. Aqui, vamos explorar as diferentes etnias dos escravizados e como elas foram afetadas pelo tráfico. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Vamos utilizar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o tráfico de escravizados. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes etnias dos escravizados e como elas foram afetadas pelo tráfico. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de informação.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações que encontraram. Eles devem compartilhar suas descobertas e debater sobre as diferentes perspectivas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem utilizar o template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas e avaliações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Resuma as principais descobertas e conclusões. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva das descobertas e avaliações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Incentivar a pesquisa e o debate em grupo.
- Estimular a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e a avaliação da atividade pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as diferentes etnias dos escravizados e como elas foram afetadas pelo tráfico.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.