Aula sobre O Trafico Negreiro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tráfico negreiro é um dos períodos mais sombrios da história mundial, no qual milhões de africanos foram subjugados e vendidos como escravos para trabalhar em plantações e minas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Nesta aula, exploraremos esse tema crucial, investigando tanto os aspectos trágicos envolvidos quanto a resistência e a busca pela liberdade por parte dos escravizados. Para isso, adotaremos a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos serão responsáveis por criar um template de avaliação por pares, incluindo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Os critérios serão avaliados numa escala de 1 a 5, a fim de aprofundar o tema e seus subtemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tráfico negreiro, explicando o que era, como funcionava e quais foram as consequências para os africanos e seus descendentes. Em seguida, apresente o projeto aos alunos e explicar como ele será desenvolvido.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto específico do tráfico negreiro, como as rotas de comércio, as condições de vida dos escravos, a resistência dos escravos, entre outros. Forneça materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, e orientar os alunos na busca por informações confiáveis e relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e forneça exemplos de critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o aspecto do tráfico negreiro que pesquisou, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Oriente os alunos na preparação da apresentação, fornecendo dicas sobre como organizar as informações e como utilizar recursos audiovisuais.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Os outros grupos devem avaliar a apresentação conforme os critérios estabelecidos no template. Conduza os alunos na avaliação das apresentações e fornecer feedback sobre o desempenho de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Ao final das apresentações, promova uma discussão com a turma sobre o tráfico negreiro, suas consequências e a luta pela liberdade. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões e a refletir sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar pesquisando e aprendendo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).”
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis e relevantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na busca por informações confiáveis e relevantes.
  • Fornecer exemplos de critérios de avaliação e orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Orientar os alunos na preparação da apresentação e na utilização de recursos audiovisuais.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e fornecer feedback sobre o desempenho de cada grupo.
  • Promover uma discussão com a turma sobre o tema e suas consequências.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um aspecto específico do tráfico negreiro.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Preparar uma apresentação sobre o aspecto do tráfico negreiro que pesquisou, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos no template.
  • Participar da discussão sobre o tema e suas consequências.