Aula sobre O Trafico Negreiro
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tráfico negreiro é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da formação da sociedade brasileira. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia para entender como os africanos escravizados se sentiam durante o tráfico negreiro. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para os alunos poderem se colocar no lugar dos africanos e entender melhor as dores e ganhos dessa experiência.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente e contextualize o tema do tráfico negreiro e explique a importância de entender essa parte da história do Brasil. Serão apresentados exemplos de como o tema pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking
Explique a metodologia ativa Design Thinking e como ela será utilizada na aula.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia para entender como os africanos escravizados se sentiam durante o tráfico negreiro. Cada grupo irá preencher os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar como chegaram às conclusões.Etapa 5 - Discussão em grupo
Medie a discussão em grupo e as conclusões apresentadas pelos grupos. Reflita com eles sobre como elas se relacionam com a história do Brasil.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual e escrita sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância de entender a história do Brasil e como ela se relaciona com a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.
- Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos dos africanos escravizados durante o tráfico negreiro.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Qualidade da apresentação do mapa de empatia.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
- Compreensão da importância de entender a história do Brasil e como ela se relaciona com a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia ativa Design Thinking e como ela será utilizada na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos.
- Encerrar a aula reforçando a importância de entender a história do Brasil e como ela se relaciona com a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Apresentar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
- Compreender a importância de entender a história do Brasil e como ela se relaciona com a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.