Aula sobre O Trafico Negreiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do tráfico negreiro para a formação da sociedade brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa:
Nesta estação, os alunos irão analisar um mapa que mostra a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática). Os alunos deverão identificar as regiões onde havia maior concentração de escravizados e discutir como isso influenciou a formação da sociedade brasileira.
Estação 2 - Relatos:
Nesta estação, os alunos irão ler relatos de escravos trazidos para o Brasil e discutir como era a vida deles. Os alunos deverão identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos escravos e discutir como isso afetou a formação da sociedade brasileira.
Estação 3 - Música:
Nesta estação, os alunos irão ouvir uma música que fala sobre o tráfico negreiro e discutir como a música pode ser uma forma de expressão cultural e de resistência. Os alunos deverão identificar os elementos culturais presentes na música e discutir como isso afetou a formação da sociedade brasileira. Um exemplo é a música Navio negreiro, interpretada por Caitano Veloso. Também é possível apresentar o poema Navio Negreiro de Castro Alves.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna os alunos novamente e fazer uma síntese das discussões realizadas em cada estação. Os alunos deverão compartilhar as principais conclusões e reflexões que tiveram durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).”
- Estimular a reflexão crítica sobre a formação da sociedade brasileira e a importância do tráfico negreiro nesse processo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de compartilhar ideias e reflexões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Identificação correta dos elementos culturais presentes na música.
- Identificação correta das regiões onde havia maior concentração de escravos no mapa.
- Reflexão crítica sobre a importância do tráfico negreiro para a formação da sociedade brasileira.
- Capacidade de trabalhar em grupo e de compartilhar ideias e reflexões.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do tráfico negreiro para a formação da sociedade brasileira.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades em cada estação.
- Fazer uma síntese das discussões realizadas em cada estação e estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Identificar corretamente os elementos culturais presentes na música.
- Identificar corretamente as regiões onde havia maior concentração de escravos no mapa.
- Refletir criticamente sobre a importância do tráfico negreiro para a formação da sociedade brasileira.
- Trabalhar em grupo e compartilhar ideias e reflexões.