Aula sobre O Trafico Negreiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tráfico negreiro foi um dos capítulos mais tristes da história da humanidade. Durante séculos, milhões de africanos foram capturados e vendidos como escravos para trabalhar nas plantações de açúcar, algodão e café nas Américas. No Brasil, o tráfico negreiro durou mais de 300 anos e deixou marcas profundas na nossa sociedade. Nesta aula, vamos usar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para os alunos criarem um mapa conceitual sobre o tema, identificando a ideia central e as sub-ideias relacionadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o tráfico negreiro e como ele aconteceu no Brasil. É importante contextualizar o assunto e mostrar aos alunos a dimensão do problema. Você pode utilizar imagens, vídeos e textos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre o tráfico negreiro em casa. Indique um vídeo do YouTube ou disponibilize um material próprio. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com um conhecimento prévio sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tráfico negreiro. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça alguns exemplos práticos, como as principais rotas do tráfico de escravos, os efeitos sociais e econômicos nos países envolvidos, a resistência e as lutas dos escravizados, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Divisão em grupos

    Separe os estudantes em grupos para os alunos apresentarem seus mapas conceituais para seus colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais sobre o tráfico negreiro para o grupo. Incentive a participação de todos, criando um ambiente acolhedor e encorajando-os a compartilhar suas ideias e perspectivas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre o tráfico negreiro. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema. Estimule o diálogo e a reflexão crítica circulando pela sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tráfico negreiro e suas consequências na sociedade brasileira.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.
  • Organização e clareza na escrita.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma crítica e reflexiva.
  • Incentivar a pesquisa e o aprofundamento do tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tráfico negreiro em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema.
  • Pesquisar e aprofundar o tema.