Aula sobre O Tratamento Da Agua

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tratamento da água é um tema importante e presente no cotidiano de todos. É essencial para a preservação da saúde e bem-estar da população e, por isso, é fundamental que os estudantes entendam como funciona esse processo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas sobre o tratamento da água. Além disso, abordaremos as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e mapa mental

    O professor apresentará o tema e pedirá aos alunos que criem um mapa mental sobre o que já sabem sobre o tratamento da água e suas diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para compreender as diferentes perspectivas sobre o tema, como os problemas relacionados à escassez hídrica, qualidade da água distribuída às populações e as consequências para a saúde das pessoas.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus mapas de empatia para a turma e discutirão as diferentes perspectivas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão

    O professor apresentará exemplos práticos sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos participarão de um debate em grupo sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, considerando as diferentes perspectivas apresentadas nos mapas de empatia.

  6. Etapa 6 - Conclusão e reflexão

    O professor fará uma conclusão sobre o tema abordado e pedirá aos alunos que reflitam sobre a importância do tratamento da água e das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Atividade extraclasse

    Os alunos farão uma pesquisa sobre os diferentes processos de tratamento da água em sua cidade e apresentarão em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa sobre os diferentes processos de tratamento da água em sua cidade.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em sala de aula.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular o debate em grupo e a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre suas atividades.

Ações do aluno

  • Criar um mapa mental sobre o que já sabem sobre o tratamento da água e suas diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Criar um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Apresentar seus mapas de empatia para a turma e discutir as diferentes perspectivas sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Fazer uma pesquisa sobre os diferentes processos de tratamento da água em sua cidade e apresentar em sala de aula.