Aula sobre O Tratamento Da Agua
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tratamento da água é um tema muito importante e presente em nosso cotidiano, pois a água é um recurso natural essencial para a nossa sobrevivência e bem-estar. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, como o sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para tornar a aula mais divertida e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro com todas as informações do jogo criado.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do tratamento da água. Em seguida, apresente a metodologia Gamificação e explique como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar um mapa de registro do jogo a ser desenvolvido.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deve desenvolver o seu jogo. Eles irão criar desafios e níveis que envolvam o uso do solo e dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos irão avaliar uns aos outros e votar no jogo mais engajador e criativo.Etapa 5 - Hora do jogo
Os grupos jogam entre si e refletem sobre os temas abordados.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após os jogos, conduza uma discussão sobre os temas abordados pelos jogos, discutindo a importância do tratamento da água e como ela é um recurso natural essencial para a nossa sobrevivência e bem-estar.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá conduzir uma discussão final sobre o tema, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a fazerem conexões com o mundo real.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o engajamento e a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Relevância e conexão com o tema proposto.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer orientações e suporte durante todo o processo de desenvolvimento do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Promover a discussão e a reflexão sobre o tema proposto.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema proposto.
- Trabalhar em grupo para desenvolver o jogo.
- Participar ativamente da apresentação dos jogos.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos colegas.
- Fazer conexões com o mundo real e refletir sobre a importância do tratamento da água.