Aula sobre O Tratamento Da Agua

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tratamento da água é um tema muito importante para a nossa saúde e bem-estar. É essencial que a água que consumimos diariamente esteja limpa e livre de bactérias e outros agentes nocivos. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferentes formas de tratamento da água e como elas são aplicadas em diferentes lugares do mundo. Vamos utilizar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri, e o objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    O professor irá apresentar uma imagem de um rio poluído e perguntar aos alunos o que eles acham que está acontecendo com a água. Em seguida, o professor irá explicar a importância da água limpa para a nossa saúde e bem-estar.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa irá pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos e suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Eles irão apresentar suas descobertas aos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    O grupo defensor irá preparar seus argumentos para defender as formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos que eles pesquisaram. O grupo opositor irá preparar seus argumentos para criticar essas formas.

  5. Etapa 5 - Defesa

    Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate

    Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora, que irá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá encerrar a aula reforçando a importância do tratamento da água e como ele pode afetar a nossa saúde e bem-estar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Capacidade de avaliar as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.

Ações do professor

  • Apresentar a importância do tratamento da água.
  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los durante a pesquisa e o debate.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Encerrar a aula reforçando a importância do tratamento da água.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Preparar argumentos para defender ou criticar essas formas.
  • Participar ativamente do debate.
  • Avaliar as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.