Aula sobre O Tratamento Da Agua
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tratamento da água é um tema muito importante para a nossa saúde e bem-estar. É essencial que a água que consumimos diariamente esteja limpa e livre de bactérias e outros agentes nocivos. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferentes formas de tratamento da água e como elas são aplicadas em diferentes lugares do mundo. Vamos utilizar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri, e o objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Etapa 1 - Aquecimento
O professor irá apresentar uma imagem de um rio poluído e perguntar aos alunos o que eles acham que está acontecendo com a água. Em seguida, o professor irá explicar a importância da água limpa para a nossa saúde e bem-estar.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.Etapa 3 - Pesquisa
O grupo de pesquisa irá pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos e suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Eles irão apresentar suas descobertas aos outros grupos.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
O grupo defensor irá preparar seus argumentos para defender as formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos que eles pesquisaram. O grupo opositor irá preparar seus argumentos para criticar essas formas.Etapa 5 - Defesa
Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.Etapa 6 - Debate
Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora, que irá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá encerrar a aula reforçando a importância do tratamento da água e como ele pode afetar a nossa saúde e bem-estar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Estimular a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Capacidade de avaliar as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
Ações do professor
- Apresentar a importância do tratamento da água.
- Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Dividir a turma em grupos e orientá-los durante a pesquisa e o debate.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Encerrar a aula reforçando a importância do tratamento da água.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Preparar argumentos para defender ou criticar essas formas.
- Participar ativamente do debate.
- Avaliar as vantagens e desvantagens das diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.