Aula sobre O Tratamento Da Agua

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A água é um recurso natural essencial para a vida e sua preservação é fundamental para a sobrevivência de todas as espécies. No entanto, a água que chega às nossas torneiras passa por um processo de tratamento que envolve diversas etapas. Nesta aula, vamos explorar como funciona o tratamento da água e sua importância para a saúde pública. Além disso, vamos entender como o uso do solo e a apropriação dos recursos hídricos podem afetar a disponibilidade e qualidade da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma breve explicação sobre o uso e o tratamento da água, além de sua importância para a saúde pública.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos. Cada grupo será responsável por uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Os alunos irão pesquisar sobre as etapas do tratamento da água, desde a captação até desinfecção.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Os alunos irão pesquisar sobre a relação entre o uso do solo e a preservação dos recursos hídricos.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Os alunos irão pesquisar sobre a apropriação dos recursos hídricos e seus impactos para a sociedade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Após a pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação para compartilhar com os demais grupos. A apresentação deve conter informações sobre o tema, exemplos práticos e a importância do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Os alunos devem criar um cartaz com as principais informações aprendidas durante a aula, enfatizando as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a pesquisa e a criação de apresentações pelos alunos.
  • Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação do cartaz.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das apresentações e dos cartazes criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em dialogar e debater com os colegas.
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Promover o respeito às opiniões dos colegas.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos.
  • Estar disponível para esclarecer dúvidas e orientar os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Realizar a pesquisa e criar as apresentações.
  • Assistir às apresentações dos demais grupos.
  • Dialogar e debater com os colegas.
  • Criar o cartaz com as principais informações aprendidas durante a aula.