Aula sobre O Tratamento Da Agua

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tratamento da água é um tema relevante e presente no cotidiano de todos. A água é um recurso natural finito e essencial para a vida; por isso é importante que ela seja tratada adequadamente antes de chegar às nossas casas. Nesta aula, vamos aprender sobre o tratamento da água e como ele é importante para garantir a qualidade da água que consumimos. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre a importância do tratamento adequado da água para a garantia da saúde das populações.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Cada grupo pesquisa sobre o tratamento da água. Eles deverão buscar informações sobre o processo de tratamento, os tipos de tratamento, as etapas do processo, entre outros. Após a pesquisa, criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após as apresentações, os alunos deverão avaliar a atividade realizada até o momento e apontar o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar.

  6. Etapa 6 - Debate

    O professor irá mediar um debate sobre as vantagens e desvantagens do tratamento da água. Os alunos deverão apresentar argumentos e debater sobre a importância do tratamento da água para a saúde e o meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tratamento da água e como ele é essencial para garantir a qualidade da água que consumimos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade realizada e identificar pontos positivos e negativos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na pesquisa e na apresentação.
  • Qualidade da apresentação realizada pelos grupos.
  • Participação dos alunos no debate e apresentação de argumentos.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do tratamento da água.
  • Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar a qualidade das apresentações e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tratamento da água.
  • Apresentar as pesquisas realizadas para a turma.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar do debate e apresentar argumentos.