Aula sobre O Tratamento Da Agua
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tratamento da água é um tema relevante e presente no cotidiano de todos. A água é um recurso natural finito e essencial para a vida; por isso é importante que ela seja tratada adequadamente antes de chegar às nossas casas. Nesta aula, vamos aprender sobre o tratamento da água e como ele é importante para garantir a qualidade da água que consumimos. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre a importância do tratamento adequado da água para a garantia da saúde das populações.Etapa 3 - Sala de Aula Invertida
Cada grupo pesquisa sobre o tratamento da água. Eles deverão buscar informações sobre o processo de tratamento, os tipos de tratamento, as etapas do processo, entre outros. Após a pesquisa, criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Após as apresentações, os alunos deverão avaliar a atividade realizada até o momento e apontar o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar.Etapa 6 - Debate
O professor irá mediar um debate sobre as vantagens e desvantagens do tratamento da água. Os alunos deverão apresentar argumentos e debater sobre a importância do tratamento da água para a saúde e o meio ambiente.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância do tratamento da água e como ele é essencial para garantir a qualidade da água que consumimos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade realizada e identificar pontos positivos e negativos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos na pesquisa e na apresentação.
- Qualidade da apresentação realizada pelos grupos.
- Participação dos alunos no debate e apresentação de argumentos.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do tratamento da água.
- Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar a qualidade das apresentações e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tratamento da água.
- Apresentar as pesquisas realizadas para a turma.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar do debate e apresentar argumentos.