Aula sobre O Uso Da Virgula
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
Explique a importância da pontuação na Língua Portuguesa, especialmente o uso da vírgula. Use exemplos de textos que os alunos conhecem, como músicas, poesias ou notícias. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre o tema em sites confiáveis. Se não for possível realizar uma pesquisa on-line, ofereça textos impressos para que os alunos ampliem o seu repertório sobre o tema.Exemplo prático:
A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:
1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_
2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_
3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_
4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_
5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_
6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_
7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um esboço do design sprint, definindo o problema, o objetivo, o público-alvo e os recursos necessários. Neste desafio, eles devem criar uma solução para que as pessoas não errem mais a vírgula.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos devem discutir e decidir quais serão os recursos necessários para resolver o problema. Eles devem justificar a escolha e definir as etapas para o desenvolvimento do projeto.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve criar um protótipo do design sprint, incluindo atividades e materiais necessários para a aprendizagem do uso da vírgula.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e realizar uma atividade prática para testar o conhecimento dos colegas sobre o uso da vírgula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pontuação adequada na escrita de textos;
- Trabalhar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos;
- Estimular a colaboração entre os alunos e a troca de experiências.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas etapas do design sprint;
- Coerência e clareza na elaboração do protótipo;
- Habilidade dos alunos em aplicar corretamente a pontuação com vírgula nos textos produzidos.
Ações do professor
- Explicar claramente as etapas do design sprint e suas respectivas atividades;
- Orientar os alunos na busca de informações confiáveis sobre o tema;
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do design sprint;
- Realizar pesquisas sobre o tema proposto;
- Trabalhar em equipe e colaborar na construção do protótipo.