Aula sobre O Uso Da Virgula

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O uso da vírgula é uma das regras de pontuação mais importantes na língua portuguesa, pois ela pode alterar o sentido de uma frase inteira. Por exemplo, a frase "Vamos comer, crianças" é diferente de "Vamos comer crianças". Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint para aprenderem a pontuar textos adequadamente. A metodologia Design Sprint foi escolhida porque ela permite que os alunos trabalhem de forma colaborativa, criativa e respeitando o ritmo de cada um.

  1. Etapa 1 - Entender

    Explique a importância da pontuação na Língua Portuguesa, especialmente o uso da vírgula. Use exemplos de textos que os alunos conhecem, como músicas, poesias ou notícias. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre o tema em sites confiáveis. Se não for possível realizar uma pesquisa on-line, ofereça textos impressos para que os alunos ampliem o seu repertório sobre o tema.

    Exemplo prático:

    A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:

    1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_

    2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_

    3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_

    4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_

    5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_

    6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_

    7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do design sprint, definindo o problema, o objetivo, o público-alvo e os recursos necessários. Neste desafio, eles devem criar uma solução para que as pessoas não errem mais a vírgula.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir e decidir quais serão os recursos necessários para resolver o problema. Eles devem justificar a escolha e definir as etapas para o desenvolvimento do projeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo do design sprint, incluindo atividades e materiais necessários para a aprendizagem do uso da vírgula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e realizar uma atividade prática para testar o conhecimento dos colegas sobre o uso da vírgula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pontuação adequada na escrita de textos;
  • Trabalhar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos;
  • Estimular a colaboração entre os alunos e a troca de experiências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas do design sprint;
  • Coerência e clareza na elaboração do protótipo;
  • Habilidade dos alunos em aplicar corretamente a pontuação com vírgula nos textos produzidos.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas do design sprint e suas respectivas atividades;
  • Orientar os alunos na busca de informações confiáveis sobre o tema;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do design sprint;
  • Realizar pesquisas sobre o tema proposto;
  • Trabalhar em equipe e colaborar na construção do protótipo.