Aula sobre O Uso Da Virgula

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O uso da vírgula é um tema recorrente na área de Linguagens. Apesar de ser um assunto importante, muitos alunos têm dificuldade em compreender quando devem usar ou não a vírgula. A vírgula é um sinal de pontuação que tem muitas funções, como separar elementos de uma enumeração, indicar uma interrupção no discurso, entre outros. Por isso, é fundamental que os alunos saibam utilizar a vírgula de forma adequada para que possam produzir textos coerentes e coesos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Dê início à atividade com o check-in, em que os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o uso da vírgula. Faça perguntas como: "Para que serve a vírgula?", "Quando devemos usar a vírgula?", "Você já teve dificuldades para usar a vírgula em algum texto?".

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação sobre o uso da vírgula, explicando suas funções e dando exemplos práticos. É importante que os exemplos sejam contextualizados, para que os alunos possam compreender melhor a aplicação da vírgula em diferentes situações.

    Exemplo prático:

    A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para separar elementos em uma frase. Aqui estão algumas regras básicas para o uso da vírgula:

    1\. Separar itens de uma lista: Exemplo: _"Comprei maçãs, bananas e laranjas."_

    2\. Separar adjetivos: Exemplo: _"Ela era uma mulher inteligente, bonita e simpática."_

    3\. Separar orações coordenadas: Exemplo: _"Eu estudei muito, mas não consegui passar na prova."_

    4\. Separar expressões de tempo e lugar: Exemplo: _"Ontem, fui ao cinema."_

    5\. Separar vocativos: Exemplo: _"Maria, venha aqui, por favor."_

    6\. Separar o sujeito do predicado: Exemplo: _"O sol, brilhante e quente, iluminava o dia."_

    7\. Separar orações subordinadas: Exemplo: _"Ele saiu de casa, porque estava atrasado."_


  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sem pontuação. Eles deverão pontuar o texto de forma adequada, utilizando a vírgula quando necessário. Oriente os grupos durante a atividade e tire dúvidas que possam surgir.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a atividade em grupo, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as escolhas que fizeram na hora de pontuar o texto. Você pode fazer perguntas como: "Por que vocês utilizaram a vírgula nessa parte do texto?", "Por que não utilizaram a vírgula nessa outra parte?".

  5. Etapa 5 - Check-out

    Para finalizar a aula, os alunos farão o check-out, em que deverão registrar o que aprenderam sobre o uso da vírgula. Faça perguntas como: "O que vocês aprenderam sobre o uso da vírgula?", "Vocês se sentem mais seguros agora para utilizar a vírgula?".

  6. Etapa 6 - Tarefa pós-atividade

    Peça que os alunos, em casa, produzam um pequeno texto utilizando as vírgulas e demais sinais de pontuação corretamente. Eles deverão entregar essa atividade no próximo encontro presencial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos durante a atividade em grupo;
  • Promover a reflexão e a discussão sobre as escolhas feitas na hora de pontuar o texto.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da vírgula no texto pontuado;
  • Participação ativa e colaborativa na atividade em grupo;
  • Reflexão e discussão sobre as escolhas feitas na hora de pontuar o texto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a atividade em grupo;
  • Tirar dúvidas que possam surgir durante a atividade;
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre as escolhas feitas na hora de pontuar o texto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo;
  • Colaborar com os colegas durante a atividade;
  • Refletir e discutir sobre as escolhas feitas na hora de pontuar o texto.